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São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

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Consumo responsável

MILTON SELIGMAN


Campanhas de conscientização precisam ser inovadoras, criativas e assinadas pelas marcas de cerveja

A necessidade de estimular na sociedade o hábito do consumo responsável de bebidas alcoólicas e de adotar medidas para impedir a venda a menores de idade é hoje um consenso no mundo todo. No Brasil, setores distintos comungam dessa posição, tanto que algumas iniciativas já foram adotadas com o objetivo de sensibilizar e conscientizar consumidores, principalmente quanto ao perigo de beber excessivamente e dirigir.
As experiências internacionais mostram, no entanto, que é a aplicação de medidas conjuntas -fiscalização combinada com campanhas educativas e de conscientização- que tem dado resultados positivos, como a diminuição dos acidentes de trânsito relacionados ao consumo excessivo de álcool. Essas são medidas mais amplas do que as que o Brasil tem adotado até agora, já que exigem mais integração, engajamento e investimento de toda a sociedade -poderes públicos, pais, escolas, ONGs e indústria.
Foi com base nessa premissa que a AmBev ancorou suas recentes iniciativas pró-consumo responsável de cerveja. Além disso, essas ações vêm ao encontro dos propósitos da companhia, que as vem desenvolvendo por conta de seu compromisso de ser uma empresa lucrativa, que dá retorno aos seus acionistas, gera empregos e colabora com o desenvolvimento econômico do pais, de obedecer às leis, pagando seus impostos e cumprindo com a legislação ambiental, de ser ética, consubstanciando um código interno que exige esse compromisso de todos os seus funcionários, e de ser cidadã, por investir fortemente em projetos sociais junto às comunidades e ao seu público interno.
Maior indústria do setor na América do Sul, a AmBev pesquisou as experiências de consumo responsável em outros países. Nesse processo, a companhia chegou à conclusão de que campanhas de conscientização precisam ser inovadoras, criativas e assinadas pelas marcas de cerveja para se comunicarem com os consumidores, principalmente os jovens adultos. Para entender o aspecto da fiscalização no Brasil, a companhia abordou os governos estaduais e descobriu que o maior problema que eles enfrentavam era a falta de bafômetros para a realização de blitze e orientação de motoristas.
O resultado dessas pesquisas e a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), feita no início deste ano, para que a questão do beber e dirigir e da venda de bebidas alcoólicas para menores fosse amplamente abordada pelas indústrias de bebidas alcoólicas levaram a AmBev a lançar um pacote de medidas que já envolveu uma campanha nacional, com veiculação em TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e nos próprios táxis, incentivando o consumo responsável de cerveja. A campanha busca orientar motoristas a não dirigirem se excederem o consumo. O uso de táxis é apontado como alternativa para quem exagerou na bebida.
O programa de consumo responsável lançado pela AmBev neste ano inclui ainda doação de bafômetros para governos estaduais, para prefeituras, para o Distrito Federal e para a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, ONG que faz campanhas de conscientização sobre consumo responsável entre jovens no Rio Grande do Sul. No total, a AmBev já doou 14 mil bafômetros descartáveis e 98 aparelhos digitais ao Distrito Federal e aos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde também foram beneficiados 18 municípios.
A empresa também se engajou pela segunda vez em campanha coordenada pelo Ministério dos Transportes, por meio de uma parceria com o governo federal para os eventos da Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, a iniciativa envolveu distribuição de 300 mil bolachas e 5.000 porta-cervejas em pontos-de-venda. O material, escolhido por ser manuseado pelos consumidores, incentiva a adesão à campanha "Amigo da Vez". Conhecido nos EUA como "Designated Driver", o programa sugere que uma pessoa se comprometa a não beber para levar os outros embora.
As iniciativas da AmBev envolvem ainda orientação a donos e funcionários de pontos-de-venda sobre a proibição de venda de bebidas a menores de 18 anos. Lei em vigor desde 1941 no país, a medida acabou banalizada por não ser fiscalizada. O objetivo da campanha "Peça o RG", já iniciada em Brasília com a adesão de 5.000 pontos-de-venda, é conscientizar os estabelecimentos da necessidade de assumirem uma postura ética e responsável e cumprirem a lei e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em 2004, a companhia ampliará essa meta, levando a campanha a 250 mil pontos-de-venda do território nacional.
A AmBev também está estudando ações que visam levar informações aos pais sobre como abordar com os jovens a questão do consumo abusivo de álcool. Nos EUA, por exemplo, pesquisas mostram que são os pais e os amigos os que mais influenciam os jovens quanto ao consumo de bebidas. Foi por esse caminho que os americanos conseguiram reverter o quadro que envolvia crescimento sistemático dos índices de mortes de jovens em acidentes de trânsito relacionados ao álcool.
Essa mudança também precisa ocorrer no nosso país. Para a AmBev, somente com o esforço conjunto de todos os grupos sociais envolvidos na questão o Brasil poderá conhecer resultados positivos e duradouros na construção de uma sociedade mais consciente em relação ao consumo moderado de bebidas alcoólicas.


Milton Seligman, 52, engenheiro, é diretor de Relações Corporativas da AmBev - Companhia de Bebidas das Américas.


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