São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Túnel no fim da luz

RIO DE JANEIRO - Não me dei ao respeito de tentar um resumo de todos os recentes pronunciamentos do presidente da República no final do ano e no começo deste. Desconfio que ele não foi humilde nem pessimista. Em seus melhores momentos de campanha eleitoral, que foram muitos, ele nunca prometeu tanto a tantos.
Em linhas gerais, todos os seus discursos e declarações poderiam ter um único refrão: há luz no fim do túnel. O túnel é o profundo buraco que ele chama de "herança maldita", túnel cavado por outros governos. A luz é ele quem promete e assegura. Olhando-se bem na treva atual, os bem-intencionados, os puros de coração poderão ver os minúsculos pontos luminosos que anunciam o esplendor do sol.
Nem todos pensam como ele. Para muitos, estamos em plena luz, radiosa luz que jorra de sua figura carismática, de seu passado glorioso, de sua lenda messiânica. O diabo é que, no final desta luz própria, que ele trouxe consigo de forma igualmente luminosa, adivinha-se a proximidade de um túnel, longo e tortuoso túnel, quando a fonte de energia que emana de sua pessoa estiver consumida pelos atos e fatos de seu governo. Até aqui, como nos minutos iniciais de uma partida de futebol (Lula gosta, usa e abusa de metáforas assim, parece que são as que melhor entende), ele não passou de um aquecimento, um estudo da tática do adversário. Botou em campo um time experimental, para dar início aos trabalhos, mas somente agora entrarão os titulares para valer.
Evidente que para não curtir um placar adverso nesses primeiros instantes, levar dois ou três gols de saída, ele plantou um trio que será o núcleo do time inteiro. E confia não apenas em Deus, a quem tanto invoca, e no povo que tanto o admira, mas no FMI, que continuará elogiando a sua atuação.



Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Ano novo, vida nova
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Água, o mundo e o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.