São Paulo, sexta-feira, 04 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NELSON MOTTA

Muito barulho por nada

RIO DE JANEIRO - Ou eles não souberam explicar, ou nós não soubemos entender. Ou não quisemos. Mas perdeu-se muito tempo e espaço, bites e papel numa discussão inútil sobre uma questão simples e objetiva.
O ministro Celso Amorim, um homem de bem, culto e competente, de alto espírito público, foi ridicularizado e achincalhado até por gente sem qualificação para engraxar-lhe os sapatos. E sofreu impiedosas gozações até mesmo de amigos como eu, que o respeitam e admiram. "Sorry", embaixador. Mas quem poderia resistir a essa bola pulando na área? Diplomacia petista quer abolir o inglês do Itamaraty!
Era um convite irrecusável ao deboche, às acusações de provincianismo e ignorância, de xenofobia e antiamericanismo delirantes do PT e do governo Lula.
É claro, essa parte primitiva e fundamentalista do PT merece. Mas eles não estão nem no poder nem no governo. Ficam gritando, fazem muito barulho, mas têm pouca influência nas decisões e nas políticas de governo no atacado -apenas no varejo fazem seus estragos. Se pudessem, aboliriam não só o inglês como o próprio Itamaraty e romperiam relações diplomáticas com os Estados Unidos.
Mas foi uma "big" injustiça com o governo e o ministro. Ninguém queria abolir o inglês, a idéia era apenas não torná-lo eliminatório no processo de seleção ao Itamaraty. Os aprovados, durante o curso, estudarão inglês e outras línguas profundamente até estarem aptos às funções diplomáticas. Como sempre foi e será. Só isso. O óbvio.
Então por que tanta discussão e confusão em torno de nada? Pela oportunidade de tentar desmoralizar o governo? "Yes"! Por preconceito? "Yes"! Má vontade? "Yes"! Má-fé? "Yes"! Pelo histórico do partido? "Yes"! Por falta de clareza e de comunicação adequada do governo? "Yessssssss"!
Ou, como dizia Shakespeare, "much ado about nothing".


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Bloco dos aflitos
Próximo Texto: José Sarney: Calorias , spray e Carnaval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.