UOL




São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Prefiro Frei Betto

SÃO PAULO -Só espero que a equipe
econômica, louca para governar "by the book", não leve ao pé da letra a pesquisa do Ipea sobre a relação desemprego/inflação.
Se levar, como mostrou texto sempre preciso de Marta Salomon na Folha de ontem, mais 832 mil pessoas perderão o emprego para que o ímpeto inflacionário seja contido.
O trabalho do Ipea usa uma tal de Nairu (acrônimo em inglês para taxa de desemprego que não acelera a inflação). Faz até sentido: diz que, quanto mais baixo for o desemprego, maior o risco de aumento de preços, porque os salários tendem a subir e, com o aumento, sobem também os custos das empresas e os preços, já que há mais renda para comprar mais coisas.
O diabo é tomar essa Nairu como Bíblia. Há um caso muito recente que desmoralizou a teoria. Nos EUA, a Nairu seria de 5%. Abaixo desse patamar, o desemprego fatalmente levaria a aumento de preços.
Pois bem: no boom dos anos Clinton, o desemprego caiu primeiro para 4%, e não houve inflação. Depois, baixou mais ainda, para 3% (sempre com alguns quebrados). Nem sinal de alta de preços.
Já que o novo PT se apaixonou perdidamente por Delfim Netto, poderia ao menos aprender uma das lições que ele frequentemente ensina: economia não é ciência exata.
Mas, atenção, Delfim também é economista. Logo convém desconfiar até dele próprio. Não custa lembrar que o PT nasceu, no final dos 70, início dos 80, combatendo a política econômica da época, que era conduzida por, sim, Delfim Netto.
É possível que o PT estivesse errado então e certo agora. Mas, como economia não é ciência exata, talvez estivesse certo, e Delfim, errado, antes como agora (ao fornecer evidências "científicas" de que o aumento dos juros funciona contra a inflação).
Se é para acreditar em verdades eternas e definitivas, é melhor chamar Frei Betto para a Fazenda. De Bíblia, é o que mais entende no PT.

Texto Anterior: Editoriais: CONTA DIFÍCIL

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Eles estão sambando
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.