São Paulo, sexta-feira, 04 de junho de 2010 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TENDÊNCIAS/DEBATES Sustentabilidade como parte do negócio
CARLOS BRITO
Mudanças climáticas, escassez de água, independência energética -esses são tópicos das manchetes dos noticiários diariamente. Não há dúvida de que nossos recursos naturais são limitados e devem ser usados sabiamente, especialmente para diminuir nosso impacto no planeta. A responsabilidade com o meio ambiente é importante, não só porque é o jeito certo de agir mas também porque é pilar fundamental da nossa estratégia de negócios de longo prazo. Na Anheuser-Busch InBev, monitoramos nossos impactos ambientais tão de perto quanto nosso desempenho financeiro. E, sendo a maior cervejaria do mundo, temos consciência aguda das necessidades de recursos naturais na nossa cadeia de suprimentos, principalmente em relação ao principal ingrediente nos nossos produtos: a água. O uso eficiente da água é essencial para o crescimento contínuo e sustentável de nosso negócio em todo o mundo, e é por isso que traçamos a ambiciosa meta de reduzir em 30% nosso consumo desse recurso natural entre 2007 e 2012. Estamos confiantes de que atingiremos a meta, mesmo porque já obtivemos enormes resultados em algumas cervejarias do mundo, como nos Estados Unidos e na Alemanha. A cervejaria de Jaguariúna, no Brasil, por exemplo, diminuiu o uso em 9%, de 2007 a 2009, economizando mais de um 1,7 milhão de hectolitros de água. Nenhum progresso teria sido possível sem a engenhosidade e a determinação de nossos funcionários, que diariamente identificam melhorias em cada etapa do processo de fabricação. A redução do consumo de água é uma das metas ambientais globais agressivas que anunciamos como parte do nosso sonho de ser a "Melhor Cervejaria em um Mundo Melhor" -nosso compromisso de estimular consumo responsável, sustentabilidade ambiental e comprometimento com a comunidade. Nesse conjunto de ações, estabelecemos ainda a meta de alcançar uma taxa de 99% de reaproveitamento de subprodutos e 10% de redução de emissões de dióxido de carbono e energia por hectolitro produzido até o fim de 2012. Amanhã, como parte desses esforços, junto com nossos parceiros na comunidade local, estamos celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Vimos como essa data pode ser eficaz estímulo para nossos funcionários e parceiros fazerem algo de concreto sobre questões ambientais Neste ano, decidimos concentrar nossas atividades na conservação da água, conforme a meta de nos tornarmos a cervejaria mais eficiente no consumo de água no mundo, e esperamos envolvimento ainda maior de nossos funcionários. Apesar de não haver consenso em todas as questões ambientais, cada um de nós precisa fazer sua parte para preservar e proteger o mundo que nos cerca. Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos aproveitar a oportunidade para ajudar a realizar o sonho de um mundo melhor para nossa geração e para as gerações que nos seguirão. CARLOS BRITO, 50, é CEO da Anheuser-Busch InBev. Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. debates@uol.com.br Texto Anterior: TENDÊNCIAS/DEBATES Jacques Rogge: Partilhando experiências olímpicas Próximo Texto: Painel do Leitor Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |