São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Copa literária

RIO DE JANEIRO - Com atraso de um mês em relação às datas em que sempre se realizou, começa hoje a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). O motivo do adiamento foi a Copa do Mundo. Os organizadores não queriam correr o risco de que a Copa, que mobiliza o país e toma a cabeça das pessoas, esvaziasse a Flip. Ou a Flip, quem sabe, esvaziasse a Copa.
Imagino que este seja um fenômeno apenas brasileiro: um evento literário -um festival de escritores, daqui e de fora, entregues a altas prosopopeias com críticos e ensaístas- curvar-se a um evento de futebol, como se seus públicos não fossem distintos e não houvesse quorum para que acontecessem ao mesmo tempo. Significa que no Brasil o público dos livros e do futebol é um só e não pode ser dividido.
Na Europa é diferente. Não apenas as feiras literárias, como os congressos científicos, os simpósios empresariais e toda espécie de colóquio continuaram a se dar enquanto Casillas, Forlán, Sneijder e o polvo Paul brilhavam em campo ou no aquário. A vida seguiu normalmente. Pode crer -eu estava lá.
Em alguns países, a Copa não atrapalhou nem mesmo outros eventos esportivos. Na França, antes mesmo que sua seleção fosse despachada, a TV já dava dez vezes mais espaço ao Tour de France. Na Inglaterra, idem, a Wimbledon. Nos canais esportivos de Portugal e Espanha, era mais fácil acompanhar torneios de pôquer ou sinuca do que saber o resultado de um jogo de Gana. E não faltou nem a reprise dos Jogos de Inverno do Canadá, com suas palpitantes competições de chaleira no gelo.
Já posso imaginar o Brasil sede da Copa em 2014. Não só a Flip terá de ser adiada de novo. Tudo o mais -governo, Congresso, tribunais, bancos, escolas, fábricas, igrejas, imobiliárias, alfaiates, despachantes, dentistas, veterinários, manicures, mata-mosquitos- vai parar por um mês.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Compulsão pela censura
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Incerteza e volatilidade

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.