São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLÍNIO FRAGA

Manifesto antibotox

RIO DE JANEIRO - Meninas, envelheçam. No fim de semana, Marina Lima estava em palco carioca, pregando que "eles não deixam uma mulher ser presidente". A voz rouca e a indignação política se mostraram presentes. Ausentes estavam os vincos, as rugas, a expressão no rosto de Marina.
Como mostra Keith Richards, não há nada menos rock and roll do que tentar manter-se jovem eternamente. O rock, que se caracterizou por aceitar todas as toxinas, pode se ridicularizar pela menos prejudicial delas -a butolínica. A eterna ditadura do poder ultrajovem deve ser tão combatida quanto a cultura machista política -se é que uma não está tão embrenhada da outra que no fundo sejam a mesma coisa.
"Eles" não deixam uma mulher sequer envelhecer, quanto mais ser presidente.
A bactéria Clostridium botulinum está a se espalhar em velocidade epidêmica. Subiu ao palco e ao Planalto. Lula está na televisão a sorrir sem franzir, a interjeicionar com a expressividade de uma parede. Os homens se metrossexualizaram, mas a troco de perder o bonde da história que viveram. O botox é um agente da alienação -cultural, política, pessoal. A ideologia se perdeu no tempo, e agora até o tempo se perdeu no tempo.
O Brasil talvez precise de uma mulher presidente, mas que venha com sua história talhada no rosto. Envelhecer hoje e se orgulhar disso é um ato político. A Alessandra Negrini, a Dira Paes, a Guta Stresser, a Karine Carvalho, Mariana Lima e a Maytê Piragibe exibem pelas ruas do Leblon a beleza da juventude, mas, talentosas, estão todas a louvar Fernanda Montenegro, a rir do computador da Globo que tenta apagar o tempo dos rostos das pessoas. A Natália do Valle tinha de contar isto para a Regina Duarte: o tempo está sempre a favor se não perdermos tempo com ele.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Horário eleitoral falido
Próximo Texto: João Sayad: O avarento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.