São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Próximo Texto | Índice

ÀS PORTAS DO BNDES

Configura-se para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva uma situação dramática no que diz respeito à saúde financeira de algumas grandes empresas brasileiras. Já agora, nos estertores da gestão de Fernando Henrique Cardoso, proliferam notícias acerca de companhias com sérias dificuldades para honrar suas dívidas. Também começam a surgir algumas operações, por exemplo via BNDES, visando a evitar a insolvência de alguns grupos empresariais.
Um fator que une esses casos de dificuldade empresarial é o súbito e agudo encarecimento das operações denominadas em moeda estrangeira, que se seguiu a um período em que o endividamento externo e a importação de insumos foram estimulados pela política econômica. O outro elemento em comum é a existência de um vínculo mais direto com o governo -seja no nível creditício, caso dos empréstimos do BNDES, seja no regulatório, caso de ex-estatais das áreas de energia elétrica e telecomunicações.
O governo federal não pode simplesmente virar as costas para esses problemas de solvência, principalmente porque o Estado tem interesse direto em recuperar os créditos emprestados e em que os serviços básicos continuem a funcionar.
Porém o que não se admitirá nessa nova rodada de aproximação entre interesses públicos e privados é a volta da velha tradição clientelista, em que empresários malsucedidos se apropriam do Estado apenas para salvar a própria pele. Somente empresas cujo negócio demonstre viabilidade devem ser recapitalizadas; empresários ou grupos controladores que comprovadamente fizeram gestão temerária devem ser afastados a bem dos credores; a máxima participação de capitais privados deve ser objetivada; e, principalmente, todas essas operações devem ser feitas com absoluta transparência.
O futuro governo Lula, portanto, estará diante de uma encruzilhada que pode tanto levar a um retrocesso na relação Estado-empresas quanto à sua desejada modernização.


Próximo Texto: Editoriais: AJUSTE NA META
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.