São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Próximo Texto | Índice

A CLASSE MÉDIA DIMINUI

Com base em informações dos Censos de 1980 e 2000, foi lançado o "Atlas da Exclusão Social - Os Ricos no Brasil", um estudo que fornece novos elementos a respeito da evolução da distribuição de renda no país nas duas últimas décadas. A rotineira perversidade que emerge desse tipo de análise permanece intacta: a riqueza no Brasil continua extremamente mal distribuída.
A novidade é que o "Atlas da Exclusão" mostra um aumento do número de ricos no topo da pirâmide e uma elevação da quantidade de pobres na base. Segundo o economista Marcio Pochmann, secretário do Trabalho da Prefeitura de São Paulo, responsável pela coordenação do estudo, uma das conclusões é que ocorreu um "esvaziamento" da classe média. Em outras pesquisas conduzidas pelo economista, detectou-se que a renda desses segmentos intermediários caiu 17% de 1992 a 2001.
A observação é compatível com a tendência de queda do rendimento do trabalho assalariado no país, verificada nos últimos anos. Do ponto de vista econômico, essa realidade está associada à baixa demanda interna e ao fraco desempenho dos setores produtivos mais dependentes do consumo doméstico.
O estudo trata também de mapear a distribuição geográfica da riqueza no país. Confirma-se o que seria de esperar: os mais ricos concentram-se no Sudeste, notadamente no Estado de São Paulo, o mais próspero da Federação. No ranking das cem cidades que mais reúnem famílias ricas, 47 delas são paulistas.
Em relação às duas maiores capitais brasileiras, os sinais também são de polarização: enquanto a participação de São Paulo no total das famílias ricas do país aumentou (de 37,8% para 58%), no caso do Rio, houve queda (de 19,3% para 8,7%).
Levantamentos como esse são valiosos por contribuir para o melhor entendimento da dinâmica socioeconômica do país. O "Atlas da Exclusão" traz elementos que deveriam estimular ainda mais a formulação de políticas para combater as gritantes distorções apresentadas.


Próximo Texto: Editoriais: ESTAGNAÇÃO EUROPÉIA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.