UOL




São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Já vimos este filme

RIO DE JANEIRO - Mais uma vez, Cacá Diegues, agora em entrevista a Arnaldo Bloch, denuncia a nova escalada do patrulhamento ideológico que dominou o setor artístico nos anos de repressão.
A atividade cultural sofreu, naquele sombrio período, o duplo policiamento do governo e das esquerdas que, na impossibilidade de lutar abertamente contra o regime, voltaram seus canhões e sua capacidade midiática contra aqueles que não obedeciam à estranhíssima tática do velho Partidão.
Houve casos em que o mesmo cara era preso pelo regime de direita e patrulhado pela esquerda. Poderia citar alguns exemplos do duplo policiamento que tentou marginalizar alguns intelectuais e artistas. Poucos resistiram e deram a volta por cima, como Tom Jobim, cujo talento foi infinitamente maior do que as cobranças de um e de outro lado.
Cacá fez uma observação que julgo fundamental. Subindo ao poder pela massa expressiva de tantos votos e alianças, o PT foi obrigado a moderar seu discurso, e não apenas moderar, mas a reformular alguns de seus princípios históricos. Isso aconteceu na economia, na administração em geral, no próprio conceito de governo.
Contudo, um setor ficou atrelado ao "ancien régime" dos petistas, justamente aquele que marcou quase que exclusivamente a "luta" do Partidão contra o autoritarismo militar. Cobrava-se do profissional da cultura um comprometimento social, uma prioridade pela doutrinação moral e cívica, moral e civismo que só o governo podia administrar.
Nesses primeiros meses de governo petista, no campo da cultura começa a ganhar nitidez a mesma opção, administrada pela força, pela caneta e pelo dinheiro do Planalto, que apenas mudou de mãos, mas não de mentalidade.
Já vimos esse filme, durante os anos de chumbo e durante o governo Collor. Uma reprise indesejável.



Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Batalha paulistana
Próximo Texto: Boris Fausto: Caminhos do PSDB
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.