São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Clima de guerra

BRASÍLIA - Calma! Não se trata das guerras entre Bush e Bin Laden, nem entre EUA e Afeganistão, nem entre o mundo ocidental e o islâmico (como, aliás, frisou Bush ontem).
Trata-se aqui de uma guerra bem mais prosaica, caseira e cheia de penas e plumas: a que travam hoje em Goiânia os diferentes grupos e seções estaduais do PSDB. Especialmente os candidatos a presidente.
Assim como da guerra Bush-Bin Laden, não espere nada tão bombástico. A tucanada vai tentar ser elegante e bem-comportada, com pitadas de provocação. José Serra deve fazer pose de estadista. Tasso Jereissati, de candidato. A intenção é a mesma, o jeito é que é diferente.
Ah! E tem o ministro Paulo Renato, rouco de tanto dizer que é candidato, sem ninguém ouvir. Certamente, os tucanos vão-lhe fazer alguma reverência. Até mesmo para elogiar um partido que, de tão excelente, tem tantos candidatos dando sopa. (Sem subir nas pesquisas, mas não é preciso lembrar.)
A elegância pública não combina com as briguinhas internas. Dois exemplos rápidos:
1) O site da liderança do PSDB na Câmara publicou entrevista do líder Jutahy Júnior defendendo a candidatura Serra. A turma de Tasso deu um pulo. Onde já se viu usar espaço do partido em favor de um? Reação de Jutahy: "Juro que pensei que a entrevista fosse para uma rádio!". A declaração sumiu do site, mas continuou azedando o ar tucano.
2) Deputados serristas tentaram convencer o ministro da Educação a desistir da candidatura, fechando o ciclo majoritário em São Paulo: Serra para presidente, Alckmin para o governo, Paulo Renato para o Senado. O ministro não se dignou a ouvir. Dizem que a operação e o mesmo resultado se repetiram com Tasso.
Os tucanos só pensam naquilo: o candidato! Como não vai sair hoje nem tão cedo, a reunião de Goiânia está fadada a ser uma enrolação, com frases de efeito, sorrisos e tapinhas nas costas. O clima é de guerra. Mas uma guerra de tricas e futricas.


Texto Anterior: Nova York - Clóvis Rossi: Bush e FHC
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Marcelo Beraba: Lá e cá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.