São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTAGNAÇÃO

De acordo com o IBGE, persiste o processo de desaceleração da economia brasileira, iniciado no segundo trimestre de 2001. No primeiro semestre deste ano, o PIB cresceu apenas 0,14%, em relação aos mesmo período do ano anterior. Com exceção dos gastos do governo, que subiram 1,07%, os outros componentes da demanda agregada -consumo e investimento privado- apresentaram retração.
Os gastos privados sofreram devido a queda na renda e restrições do crédito. A formação bruta de capital fixo (FBCF), que representa investimentos em máquinas, equipamentos e construção civil, caiu 7,3%.
Os dados sobre a FBCF vão demonstrando que o país não aproveitou a onda mundial de expansão das empresas transnacionais durante os anos 90. A participação do investimento estrangeiro direto na FBCF chegou a representar 28% dos investimentos brasileiros em 1999 e 2000, e caiu para 21,% em 2001. Os cálculos são de Mariano Laplane e Fernando Sarti, pesquisadores da Unicamp.
Não se deve fazer uma associação direta entre o investimento estrangeiro e a FBCF: nem todo investimento estrangeiro se torna expansão da capacidade produtiva; ocorreram muitos processos de fusões e aquisições (troca patrimonial). Ademais, as empresas estrangeiras instaladas no país podem realizar investimentos não registrados pelo balanço de pagamentos -por exemplo aqueles financiados pelo BNDES.
Todavia, essa relação fornece uma estimativa da importância relativa do capital estrangeiro no financiamento do investimento doméstico. Percebe-se que a participação do investimento estrangeiro aumentou, mas a expansão da estrutura produtiva permaneceu na faixa de 19% do PIB durante os últimos anos, abaixo da taxa predominante até os anos 70. Torna-se, portanto, importante estimular o aumento dos investimentos, inclusive daqueles direcionados ao comércio exterior, a fim de consolidar os saldos da balança comercial e reduzir a dependência dos fluxos de capitais externos.


Texto Anterior: Editoriais: DEBATE AMARRADO
Próximo Texto: Editoriais: ENTRAVES GENÉTICOS

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.