UOL




São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

SINAIS PRODUTIVOS

As importações de máquinas e equipamentos aumentaram 30,9% em outubro em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento. Por sua vez, as compras externas de matérias-primas e bens intermediários cresceram 18,1% no mesmo período. São sinais auspiciosos de um início de recuperação da atividade econômica. As empresas voltam a comprar bens de capital para reaparelhar suas estruturas produtivas e adquirem insumos para ampliar a produção. Muitas delas procuram aproveitar o câmbio favorável para antecipar compras e recompor estoques.
Paralelamente à ampliação dessas compras, as exportações brasileiras atingiram expressivos US$ 60,3 bilhões entre janeiro e outubro, o que representa um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período de 2002. A recuperação de alguns países, a melhora nos preços das commodities e a retração do mercado doméstico são fatores que ajudam a impulsionar as vendas para o exterior. Já as importações cresceram no ano apenas 0,2%, situação que assegurou um saldo comercial de US$ 20,3 bilhões até outubro.
No entanto, a esperada retomada da atividade econômica e dos investimentos domésticos deverá ampliar consideravelmente as importações. O comportamento das contas externas, até aqui bastante bom, passará a merecer acompanhamento detalhado das autoridades econômicas. Afinal, a manutenção de elevados saldos comerciais permanece sendo um requisito extremamente importante para reduzir a vulnerabilidade externa da economia brasileira. Ou seja, o país precisa continuar gerando recursos em moeda forte para cumprir os compromissos externos e garantir o acesso aos mercados financeiros internacionais.
Nesse sentido, além do monitoramento do patamar da taxa de câmbio, ganharão ainda mais relevância as políticas de substituição de importações e de promoção de exportações, longamente prometidas pelo atual governo, mas que ainda não saíram do papel.


Próximo Texto: Editoriais: A ANACONDA E A JUSTIÇA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.