São Paulo, sexta-feira, 06 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEMOCRACIA ANDINA

O Peru vai às urnas domingo para eleger o seu presidente. O país andino tenta firmar sua democracia e preencher o vácuo político deixado por Alberto Fujimori, que dominou a cena peruana na última década seja pela imagem de liderança -foi o responsável por estrangular a guerrilha e a inflação- seja pela força. Fujimori fechou o Congresso, promoveu expurgos no Judiciário e fraudes eleitorais.
Com a queda em desgraça de Fujimori e seu auto-exílio no Japão desde novembro, restam no páreo presidencial três candidatos: Alejandro Toledo, Lourdes Flores e o ex-presidente Alan García.
Toledo, conhecido como "El Cholo", por suas origens indígenas, é o favorito. Tendo passado por uma infância pobre, estudou economia em Harvard e trabalhou no Banco Mundial e no BID. Apesar do currículo acadêmico, é um "outsider" em relação à tradição partidária do Peru. Ainda não deixou claro que política econômica adotaria. Sua campanha é vaga e está baseada no antifujimorismo radical e na promessa de democratização das instituições.
Disputando vaga para o segundo turno, Lourdes Flores representa a parcela dos peruanos que quer mudanças políticas, mas não econômicas. Simpatizante da direita cristã, ela classifica Toledo de "liberal-populista". Alan García, outro com chances, foi presidente de 85 a 90, período em que tentou implementar reformas liberais na economia. Deixou a Presidência acossado por denúncias de corrupção e com uma inflação anual de 7.000%.
Será com um desses candidatos que Brasília terá de tratar no futuro. O que se espera é que desta feita o governo brasileiro não cometa os erros do passado, quando se comprometeu em demasia com o golpista Fujimori. A democracia peruana ainda se assenta num substrato pantanoso.
Daí a importância da atuação coerente do Brasil, a fim de contribuir para que os bons costumes políticos se enraízem na América do Sul.


Texto Anterior: Editoriais: CORES DA DESIGUALDADE
Próximo Texto: Editoriais: FOCO NA PARIDADE

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.