São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004

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ELEIÇÕES MUNICIPAIS

A experiência mostra que, quando se trata de eleições municipais, o debate político costuma concentrar-se em questões locais, concernentes aos problemas que tocam mais diretamente a vida da cidade e do eleitor. Nada mais natural. Afinal, entre todas as instâncias do poder político, a prefeitura é aquela cujas decisões afetam de maneira mais imediata o cotidiano do cidadão. Em geral, nas campanhas para prefeito, os problemas que são de competência do governo federal não pesam tanto quanto as questões particulares de cada cidade.
O atual governo, no entanto, não parece disposto a correr qualquer risco nas próximas eleições municipais e já assumiu uma posição defensiva. O presidente do PT, José Genoino, anunciou que o partido está buscando um "pacto de convivência" que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá selar em reunião com os líderes dos partidos de sua base de apoio. Segundo Genoino, a "defesa do governo federal" nas eleições é o tema fundamental do encontro. Além disso, de acordo com a apreciação do próprio presidente Lula, o mais importante é ressaltar que o governo está preparando sua ofensiva contra o desemprego. Caberia aos aliados fazer propaganda das ações positivas do governo federal. Tal estratégia parece ter ao menos dois objetivos: salvaguardar sua já desgastada imagem e evitar tornar-se um peso para candidaturas petistas.
Na atual conjuntura, marcada pelo baixo crescimento, pelo desemprego e pela decepção do eleitorado em relação às promessas feitas durante as eleições presidenciais, é bem provável que -pelo menos nas grandes capitais como São Paulo- o debate municipal ceda algum espaço a questões federais. O governo federal é o primeiro a avistar esse cenário e, ao que tudo indica, apelará mais uma vez para o marketing. Seria preferível que, para variar, o discurso e a propaganda cedessem lugar à ação.


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