São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Quando se perde a honra

BRUXELAS - O jornal espanhol "El País" relata, em sua edição de ontem, que a polícia espanhola investigava a chamada "pista islâmica" desde os primeiros momentos pós-atentados de 11 de março, que mataram 191 pessoas.
Enquanto isso, o governo de José María Aznar insistia, nas 48 horas seguintes, em dizer que a principal pista era a do terrorismo basco. Manipulação clara, agora exposta com todas as letras. Se o terrorismo basco fosse de fato o responsável, haveria prejuízos eleitorais para os socialistas, acusados de brandura no trato com o ETA (Euskadi Ta Askatasuna ou Pátria Basca e Liberdade).
Menos mal que, 72 horas após o atentado, nas eleições gerais do dia 14 de março, os espanhóis preferiram os socialistas, apesar de Aznar ter uma performance econômica realmente muito boa.
Ou, posto de outra forma, os espanhóis não votaram com o bolso, mas por um valor republicano difícil de medir, qual seja, o dever de o governante dizer a verdade.
O eleitorado norte-americano tem, agora, a chance de ouro de fazer valer esse e outros valores republicanos na eleição de novembro. O presidente George W. Bush não só mentiu sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque de Saddam Hussein como permitiu a instalação na base de Guantánamo de uma máquina de violar direitos humanos que, como era previsível, agora estende seus braços ao Iraque.
O já citado "El País" informa, também ontem, que "foi uma equipe chegada de Guantánamo, no verão passado, que supervisionou o interrogatório dos presos iraquianos" (os dos vídeos mostrando torturas, abusos e humilhações).
Tudo somado, o governo Bush está pondo a perder a vantagem moral que toda democracia, em tese, deveria ter sobre terroristas, ditadores e cia. Ou há o respeito a valores que a civilização foi consagrando ou se perde a honra no percurso, como fez o governo Aznar.


Texto Anterior: Editoriais: TORTURA NO IRAQUE

Próximo Texto: Brasília: Eliane Cantanhêde: Derrotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.