São Paulo, sábado, 06 de junho de 2009

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PAINEL DO LEITOR

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Voo 447
"Na ânsia de cobrir os trabalhos de busca do avião desaparecido, a imprensa mais uma vez tem deixado de lado os cuidados mínimos em relação à qualidade das informações. As mais variadas hipóteses, algumas totalmente absurdas, são veiculadas diariamente sem que se possa vislumbrar qualquer objetivo que não seja o de faturar com uma tragédia como esta.
Este comportamento é potencializado com depoimentos de "especialistas" de plantão, que buscam os holofotes acima de tudo. Os trabalhos de investigação e perícia em um caso como este são assunto para profissionais qualificados, e os seus resultados somente podem ser esperados depois de um criterioso e longo processo de investigação dos fatos. Nunca é demais lembrar os efeitos perversos que tal noticiário pode provocar nos que choram a perda de seus entes queridos."
NICOLA GETSCHKO, professor da Escola Politécnica da USP (São Paulo, SP)

 

"Ministro Nelson Jobim, respeite a sabedoria popular: o apressado come cru ou queima a língua."
LUIZ NUSBAUM (São Paulo, SP)

 

"A todo momento somos surpreendidos por decisões impostas aos passageiros. Só tomamos conhecimento após o sinistro. Na queda do avião da TAM, fomos informados depois que o avião voava com o reverso travado. Agora descobrimos que o piloto, sob mau tempo, não pode mudar a rota por causa do aumento no consumo de combustível. No acidente da TAM, se todos fossem informados do travamento do reverso, é possível que o voo não tivesse acontecido, por falta de passageiros. Decisões que colocam a vida dos passageiros em segundo plano não são comunicadas. Essa é a caixa preta mais importante que tem de ser aberta!"
EMANUEL CANCELLA (Rio de Janeiro, RJ)

 

"O empenho da FAB e da Marinha na busca aos destroços do avião da Air France deve ser correspondido com o fornecimento de equipamentos adequados. Não temos uma aviação de patrulha condizente com a extensão da nossa área de responsabilidade marítima. O que se vê são os pequenos e valentes Bandeirantes decolando de Fernando de Noronha para realizar missões noturnas em alto mar que estão muito além de sua capacidade. As autoridades precisam se conscientizar e equipar adequadamente nossas Forças Armadas, para não contarmos apenas com o heroísmo de seus tripulantes."
PASQUAL ANTONIO DE MENDONÇA (Rio de Janeiro, RJ)

Lula
"Com o editorial "O pai da algazarra" e o artigo de Janio de Freitas ("Lula contra Lula", Brasil), ambos de 4/ 6, vemos que a Folha está atenta às atitudes do presidente, que devia saber que governa um país, não um sindicato. Além disso, vemos seus ministros com dificuldade para administrar suas pastas e tendo sérias divergências. Esperamos que as decisões do presidente e de seus comandados não tragam más consequências para o país."
ESTER GOMES DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Terceiro mandato
"Eu aprovo o terceiro mandato para Lula com a condição de que Michel Temer e José Sarney permaneçam para garantir sustentabilidade ao governo -porque entregar aos companheiros a direção do Legislativo é perigoso. Vejam o que fizeram no passado inventando dossiês e cometendo tropelias que quase prejudicaram a reeleição do presidente. Ruim com Sarney e Temer, pior sem eles."
WALTER DWORAK FILHO (Porto Alegre, RS)

 

"Desta vez o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) conseguiu reapresentar a proposta de emenda constitucional com as assinaturas necessárias. Estamos preocupados, não sem razão, com o terceiro mandato de Lula. Mas a proposta envolve prefeitos, governadores e presidente. Esses cargos passariam a ser ocupados pela mesma pessoa por até 12 anos. Vemos Estados governados pelo mesmo partido há mais de 12 anos e já percebemos quanto eles perdem com isso. Imagine esse período com um só administrador."
MÁRCIO ALEXANDRE DA SILVA (Assis, SP)

Greve na USP
"O que vem acontecendo na USP? Herdada da ditadura militar, a falta de representatividade no comando da universidade, cujo reitor não é eleito democraticamente, e sim escolhido pelo governador a partir de uma lista tríplice, força embates cíclicos entre a comunidade acadêmica e a direção. Os reitores, antes de se preocuparem com as reais necessidade acadêmicas, se veem inseridos na busca por estatísticas eleitoreiras. A utilização de recursos (escassos) para a criação de cursos superiores a distância, por si sós de qualidade duvidosa, choca-se com a necessidade imediata de melhorias da infraestrutura dos prédios, das salas de aula, do suporte estudantil, de condições de trabalho adequadas para os funcionários e os professores."
WADY ISSA FERNANDES (São Paulo, SP)

Vestibulares
"No artigo "Mudanças nos vestibulares e o ensino médio" ("Tendências/Debates", 5/6), o presidente do Conselho Estadual de Educação, sr. Arthur Fonseca Filho, menciona, logo no primeiro parágrafo, que as "três universidades públicas paulistas anunciaram alterações em seus vestibulares". Afirma que é "incompreensível que essas propostas sejam simplesmente anunciadas, sem maiores discussões". Esclarecemos que o vestibular da Unicamp não trará nenhuma alteração para 2010.
O que está em curso na Unicamp é um processo de revisão do vestibular, que se iniciou ao final de 2007 e está sendo debatido com cada uma das unidades de ensino e pesquisa (em 65% delas já houve uma primeira rodada de debates).
Foram desenvolvidas pesquisas sobre a qualidade do exame como processo seletivo, com metodologia apropriada, que estão orientando as mudanças. Além disso, o debate tem contemplado o possível impacto das mudanças sobre a educação básica, uma das razões que levaram a Unicamp a formular seu próprio vestibular, há mais de 20 anos. O novo modelo, certamente muito próximo do atual, deve ser aprovado até o fim de 2009 e utilizado a partir de 2011."
RENATO H. L. PEDROSA, coordenador-executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Campinas, SP)

Obras viárias
"Na condição de cidadão, estou indignado com a intenção do governo estadual de ampliar a marginal do Tietê. É mais um investimento que prioriza o transporte individual. O ideal seria que todo o esforço do Estado fosse direcionado para ampliação do transporte coletivo, especialmente o metrô."
AIRTON REIS JUNIOR (São Paulo, SP)

 

"O projeto do prefeito Gilberto Kassab, de construir uma ligação do túnel Ayrton Senna com a avenida 23 de Maio, é muito bem-vindo.
Possivelmente terá impacto sobre o trânsito e vai descongestionar (ou melhorar) a saída do túnel. É óbvio que a obra implica desapropriações.
Ou existe quem acredite em Papai Noel e que existe alternativa para o trânsito sem obras na cidade?"
CASSIA FERREIRA (São Paulo, SP)


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