São Paulo, terça-feira, 06 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERRO DE AVALIAÇÃO

Causou espanto o resultado do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2003. A surpresa deveu-se ao quadro extremamente positivo que se depreende da avaliação do governo estadual. Segundo dados divulgados pelo governador Geraldo Alckmin, 75% dos alunos da 1ª série do ensino fundamental, por exemplo, já estão alfabetizados, taxa que na 2ª série cresce para 90%.
No entanto, a discrepância entre a opinião geral de que a rede pública de ensino apresenta sérias carências e os números extremamente positivos apresentados pelo Estado talvez possa ser explicada.
Ao que tudo indica -embora a prova de redação tenha sido formulada pela reputada Fundação Carlos Chagas, que teria elaborado os critérios de avaliação em conjunto com a Secretaria Estadual da Educação-, a correção dos textos ficou a cargo dos professores da rede estadual.
Ocorre que, pela primeira vez desde a implantação do Saresp, não houve rodízio entre os profissionais das várias diretorias de ensino -que acabaram por avaliar o desempenho de alunos matriculados nas mesmas escolas nas quais lecionam. O procedimento evidentemente contraria o bom senso, pois, no processo estão sendo avaliados também o trabalho do professor e a excelência da unidade em que ele ministra suas aulas. A escolha desse sistema de avaliação demanda explicações.
Além disso, vários professores disseram ter recebido orientação para agir de maneira condescendente na correção das provas de redação.
É cedo para crer que houve relaxamento premeditado dos critérios de correção. Ainda assim, afirmações como essas devem ser apuradas para que não restem dúvidas quanto à isenção do processo de avaliação levado a cabo pelo governo Alckmin.
É de esperar que a verificação dos resultados determinada pelo governo afaste as piores suspeitas.


Texto Anterior: Editoriais: INFORMAÇÃO E CRÉDITO
Próximo Texto: Editoriais: INGREDIENTE NOVO

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.