São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Mais de 27 milhões

BRASÍLIA - As 44 cidades nas quais haverá segundo turno somam 27,3 milhões de eleitores, ou 22,8% de todo o país -que tem 5.562 cidades.
Essa sopa de números resume um fato inescapável: ainda faltam os votos definitivos de quase um quarto dos eleitores brasileiros neste processo eleitoral nas cidades.
Os jornalistas já fizemos as análises contando o número de cidades e de votos que cada partido teve. Mas o juízo conclusivo sobre a composição política pós-eleição só poderá ser realizado com precisão depois do dia 31, a data do segundo turno.
A propósito, uma das formas menos eficazes de medir o resultado eleitoral de disputas municipais no Brasil é contar apenas o número de cidades conquistadas. Há uma massa de aproximadamente 5.000 municípios que não têm importância política. É aí que PMDB, PFL, PP e PSDB estavam confortavelmente até agora.
A concentração dos eleitores em áreas urbanas é brutal. O grupo principal de cidades a ser observado é o das 26 capitais e das outras 46 com mais de 200 mil eleitores -porque podem ter segundo turno. Ao todo, estão aí 35,18% do eleitorado.
Quando se aumenta esse universo para todas as cidades com mais de 150 mil eleitores e para as capitais, o eleitorado sobe para 38,7% do total do país. Uma variação quase irrelevante.
Nas 44 cidades com segundo turno, haverá dez disputas principais, nas quais PT e PSDB se enfrentarão diretamente. Nessas dez cidades estão 11,6 milhões de eleitores -a maioria em São Paulo, que tem 7,8 milhões.
No primeiro turno, os tucanos tiveram 3,9 milhões de votos nas dez cidades onde enfrentarão o PT. Os petistas estão em desvantagem: conquistaram 3,4 milhões.
Quem ficar à frente nessas localidades cantará a vitória sossegado. Os outros também se autoproclamarão vencedores, mas certamente vão chorar em silêncio ao voltar para casa.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: É a Marta, estúpidos
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Juízo final
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.