São Paulo, sábado, 07 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Gato com estrela

RIO DE JANEIRO - Há meses, neste espaço ("Gatos que brilham", 15/12/2007), contei a história de meus amigos Cida e Bill, que, indo passar uns tempos numa aldeia italiana, perto de Milão, com seu gato Theo, tiveram de fazer uma dura opção na hora de viajar.
Como só tinham duas passagens na classe executiva, e não se conformavam em condenar Theo ao bagageiro pelas 14 horas de vôo, o magnânimo Bill marchou para a econômica, cedendo seu lugar ao gatinho. Você sabe o que representa a classe econômica nos vôos internacionais -algo assim como a fila do INPS, a fronteira com o Paraguai ou os estádios da 2ª divisão. Enquanto isso, Theo foi um sucesso na executiva: ia gente do avião inteiro visitá-lo em sua confortabilíssima poltrona.
Bem, Cida e Bill instalaram-se na aldeia à beira do lago Como para uma temporada de meio ano, tempo em que Cida, bisneta de romanos, aplicou-se em buscar a cidadania italiana a que tem direito. Ela e o marido trabalham com turismo, donde um passaporte da União Européia viria de colher para suas várias idas anuais ao continente. Daí, Cida entrou com os papéis e aproveitou para pedir também um passaporte europeu para Theo.
Ao contrário da primeira-dama, d. Marisa Letícia Lula da Silva, que solicitou e ganhou em dois tempos a cidadania italiana para si e seus filhos -tinha pressa em assegurar "um futuro melhor para sua família", segundo disse-, Cida continua sujeita ao calvário burocrático comum aos que pedem a dita cidadania. E olhe que recita Dante, Petrarca e Leopardi no café da manhã.
Cida ainda não tem idéia de quando receberá a cidadania. Em compensação, Theo, seu legítimo vira-lata carioca, já está de posse de um lindo passaporte verde, com direito a foto carimbada, as vacinas em dia e livre trânsito pelas Europas. Esse gato tem estrela.


Texto Anterior: Brasília - Melchiades Filho: A favorita
Próximo Texto: Gustavo Franco: Mercado e rentismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.