São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Quércia
Ao contrário do que dá a entender a nota "Fígado já teria sido atingido pela doença" (Eleições 2010, ontem), o boletim médico divulgado sobre a saúde do senhor Orestes Quércia é fidedigno ao diagnóstico. Informa que foi detectada a recidiva de um tumor de próstata tratado há mais de dez anos e não entra em detalhes clínicos em razão da privacidade que deve reger a relação médico-paciente.
Justamente por não entrar nesses detalhes clínicos não corresponde à verdade que a equipe médica -que só se manifestou por escrito- afirmou "que o tumor não era agressivo nem havia se espalhado".
ANTONIO CARLOS ONOFRE DE LIRA, diretor-técnico hospitalar do Sírio-Libanês (São Paulo, SP)

Eleições
Estamos na reta final. O PT prepara o massacre sobre o PSDB, que, desunido, tende a desabar, levando junto o DEM.
A campanha dos tucanos excluiu FHC -não valorizando seus feitos- e não apontou as falhas do governo atual. A bagunça na Receita Federal é um exemplo contundente das mazelas, bem como o constante desprezo do presidente pelas leis, pelas instituições, pela imprensa e pela burguesia.
Permito-me entender que Tiririca não tem razão: tudo indica que vai ficar bem pior. Serão anos para voltarmos desse atalho sombrio que se resume a colocarmos de lado a ética elevada.
Afinal, consubstancia-se o ditado: "O mundo é dos espertos".
Preciso citar, de novo, a fala de Ruy Barbosa?
LUIZ EDUARDO HORTA (Campinas, SP)

 

Qual é afinal o critério da Folha? O PT não pode ficar 12 anos no governo federal, porque é "mexicanização". Mas o PSDB pode ficar 20 anos no governo de São Paulo, porque é democracia.
GUILHERME FREITAS (São Paulo, SP)

 

Ao ler o artigo de Sérgio Tamer ("Tiririca da Silva", ontem), não tive como não encaminhar este e-mail. Acredito, sim, que Tiririca tenha todo o direito de se expressar e de se apresentar ao público da forma como este o conhece. Mas todo cidadão tem direito de ter representantes que pelo menos saibam como funciona o Legislativo, a democracia e a política do nosso país.
THAIS SOUZA (São Paulo, SP)

Gullar
Para o senhor Ferreira Gullar ("Vamos errar de novo?", Ilustrada, 5/9), que faz ou quer fazer parte da elite brasileira, nós, 80% dos brasileiros que apoiamos o governo Lula, somos um bando de idiotas. Para ele, o povo é um mero detalhe no cenário político.
ODAIR SFRIZO DUARTE (São Paulo, SP)

 

Parabenizo Ferreira Gullar pelo excelente artigo. É talvez uma das melhores fotografias sobre a miopia que sofre grande parte do nosso povo. A crônica explica a foto do poeta na capa da revista Serafina de 29/8.
CRISTOVAM MANGIONE (São Paulo, SP)

Impostos
Oportuníssimo o artigo de Vladimir Safatle "Por mais impostos" (Eleições 2010, ontem).
Tema que é debatido de forma bastante simplista tanto por políticos oportunistas, que fingem se preocupar com o assunto somente nas eleições, como pela própria imprensa, que raramente lembra quanto um abastado do Primeiro Mundo paga de impostos.
Lá, a taxação é alta, não só para empresários, como para artistas, modelos e atletas.
De mais a mais, de onde vem a grana que financia corridas espaciais e guerras caríssimas mundo a fora? "Mais impostos", pois temos também nossas "guerras", contra a miséria e a violência, e a "corrida" pela educação.
RENATO PIRES DA SILVA (São Paulo, SP)

Igreja
Eu e meu marido somos agentes da pastoral familiar há três anos. Uma das maiores causas de nossa pastoral é a defesa da vida e da família, estimulada sempre pelos bispos e padres de minha diocese.
No entanto, tenho recebido várias mensagens em que a Pastoral da Juventude do Brasil e a Casa da Juventude de Goiânia, ligada aos jesuítas, apoiam explicitamente, junto com várias entidades que não são da Igreja Católica, o "direito ao aborto", "o uso de contraceptivos pelas mulheres" e "o casamento de homossexuais".
Fico perdida e decepcionada com os pastores da Igreja Católica que, uma hora dizem uma coisa, outra hora dizem outra completamente diferente. Afinal, o que quer a Igreja Católica permitindo que um grupo trabalhe e se sacrifique por um ideal e permite que outros grupos, ligados a jovens, defendam ideias completamente diferentes? Afinal, qual é a posição desta igreja?
VÂNIA MARIA TOLEDO (Diadema, SP)

Helicópteros
Em relação à reportagem "Servidores tiveram viagem paga por cliente do governo" (Poder, ontem), a Helibras reafirma as respostas enviadas ao jornal, esclarecendo que a viagem dos servidores da Senasp entre Paris e Marignane seria feita em um helicóptero da própria Eurocopter, em um único dia, sem hospedagem.
Motivos técnicos impediram a viagem, e os brasileiros viajaram em voos comerciais e foram hospedados em um hotel.
As vendas de helicópteros da Helibras para os governos estaduais mantêm-se no mesmo nível desde 2007 (5 aeronaves), 2008 e 2009 (8 unidades) e 2010 (7 unidades até o momento). A Senasp não participa da decisão dos Estados de comprar helicópteros nem das licitações -faz só o repasse de recursos. E a Helibras, única com planta industrial no Brasil, tem estrutura mais organizada e maior controle sobre a parte dos custos em moeda nacional.
Não existe relação entre o apoio da Senasp (Ministério da Justiça) na compra de helicópteros pelos Estados e o acordo Brasil-França (Ministério da Defesa), que comprou os 50 helicópteros EC725 para as Forças Armadas.
ELAINE WATONIKI, gerente de comunicação da Helibras (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Luiz Roberto Peret: Transformação do Ministério da Defesa

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.