São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Respeito ao pedestre

A QUALIDADE do ambiente urbano se torna, cada vez mais, uma destacada fonte de cobrança da população sobre seus governantes. Repleta de problemas nessa área, a cidade de São Paulo experimenta, nos últimos anos, uma notável mudança de comportamento nas autoridades municipais, que passam a incorporar o tema em suas prioridades de gestão.
Depois de ter implementado uma reforma nos passeios públicos da avenida Paulista, a prefeitura agora promove uma blitz com o fito de acabar com as diversas formas de invasão da calçada naquela via. Rampas de garagem, escadarias e jardins se apropriam, sem mais, de um espaço reservado ao pedestre.
Expõe-se, num dos cartões-postais da capital, um hábito infelizmente generalizado. Construções e usos de interesse particular desrespeitam sistematicamente os códigos de obra e as leis de ocupação do solo. Invadem o espaço público, e o resultado é uma cidade de edificação monstruosa e hostil ao transeunte.
É preciso, portanto, que o espírito da blitz na avenida Paulista seja estendido para toda a cidade. O DNA Paulistano, série de pesquisas realizadas no ano passado pelo Datafolha, revelou fatias surpreendentemente elevadas de pessoas, nas diversas regiões da cidade, que costumam caminhar até o trabalho.
No Bom Retiro, por exemplo, 64% dos moradores vão a pé de casa até o emprego. Mas basta percorrer essa e outras áreas do centro -onde, compreensivelmente, mais se caminha- para notar o estado precário das calçadas e as constantes irregularidades. Passeios em mau estado foram a principal reclamação, colhida pelo Datafolha, em bairros distantes do centro, como Jaçanã, Tremembé e Tucuruvi.
O transtorno que esse problema representa no cotidiano dos cidadãos -que se torna dramático no caso de idosos e deficientes físicos- requer uma resposta abrangente e firme da prefeitura.


Texto Anterior: Editoriais: Energia poluidora
Próximo Texto: São Paulo - Vinicius Mota: Eleições inflamáveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.