São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

O paradoxo Covas

SANTOS - Reginaldo Galli, um dos mais críticos leitores da Folha, manda e-mail que pode parecer desagradável, mas é pertinente: como compatibilizar as muitas e imensas qualidades que quase todos atribuímos a Mário Covas com o fato de que o governador sempre fica entre os últimos colocados nas pesquisas de avaliação do Datafolha?
Fiquei na dúvida se o leitor queria mesmo uma explicação ou insinuava que o Datafolha estava errado. O histórico de acertos do instituto de pesquisas é incontestável.
Mas, mesmo que não fosse, permaneceria o fato de que, dois anos e meio antes de se transformar em unanimidade nacional, Mário Covas sofrera como um cão para passar para o segundo turno da eleição estadual contra uma virgem em pleitos majoritários, Marta Suplicy.
Sem contar que Covas, no primeiro turno, perdeu feio para Paulo Maluf (PPB). Tudo somado, o fato é que três de cada quatro eleitores paulistas não viram em Covas as qualidades que lhe foram tão louvadas agora, tanto que não votaram nele (no segundo turno, o voto foi mais anti-Maluf que pró-Covas).
Para ser bem honesto, eu não tenho explicações para essa aparente contradição. Tenho só palpites.
1 - Há um imenso fosso entre a opinião das elites e a da massa.
2 - A maneira como Covas enfrentou a doença engrandeceu-o de uma maneira extraordinária, fazendo com que seu julgamento passasse a ser mais da pessoa física que do político e do administrador.
3 - Os problemas de São Paulo, especialmente da Grande São Paulo, uma área que forma opinião, são maiores que os talentos de seu administrador, por muitos que sejam.
O ponto 3 parece-me sedutor. Tasso Jereissati aplica no Ceará políticas não muito diferentes das de Covas e, não obstante, tem avaliação positiva desde a primeira gestão. Seja como for, o leitor levanta uma questão que exige estudos.


Texto Anterior: Editorial: UNIDOS COM SHARON

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Adeus a um grande homem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.