São Paulo, sábado, 08 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

J.
"Equivocada e injusta a decisão da Justiça paulista de decretar a internação provisória da adolescente de 15 anos que entrou numa maternidade e levou uma criança recém-nascida, já devolvida aos pais ("Jovem que pegou bebê vai para antiga Febem", Cotidiano, ontem).
Trata-se de uma menina doente e atormentada por causa de um aborto espontâneo. Não é pessoa perigosa nem representa perigo para a sociedade. Como se não bastasse, é primária e conta com amplo respaldo familiar. Tal decisão fere os princípios do ECA e deve ser reformada pelo TJ-SP com urgência."
RENATO KHAIR, defensor público (São Paulo, SP)

 

"Se morasse em São Caetano, na comunidade de Heliópolis (São Paulo) ou em Guarulhos, a menina de 15 anos que roubou um bebê -logo devolvido pelo pai da adolescente- se beneficiaria dos procedimentos da Justiça Restaurativa, adotados nas Varas de Infância e Juventude desses locais.
Em vez de ser punida, teria a oportunidade de dialogar com as pessoas que sofreram com o seu ato e, juntos, encontrariam formas de reparar o dano causado.
As causas de seu comportamento seriam investigadas e soluções para abordá-las seriam levantadas.
Um dia, espero, a Justiça Restaurativa será acessível a todos os brasileiros, em especial àqueles ainda em processo de desenvolvimento."
MADZA EDNIR pedagoga (São Paulo, SP)

 

"Há algo de errado com a balança de nossa justiça.
Enquanto uma procuradora é indiciada por "lesão corporal leve", pelo fato de espancar, subjugar e humilhar uma criança de apenas dois anos de idade por mais de um mês, tendo sua prisão decretada somente após a fuga, outra criança, de apenas 15 anos, é presa e recolhida à Fundação Casa, acusada de sequestrar um recém-nascido de uma maternidade em São Paulo dias após ter sofrido um aborto espontâneo.
De acordo com esta Folha, a menor tinha febre alta, infecção e hemorragia uterina, resultados do aborto sem tratamento. Ao que tudo indica, a criança necessita de tratamento médico, de acompanhamento psicológico e de apoio familiar, e não de prisão. Essa atitude só irá agravar o seu quadro, destruindo o seu relacionamento familiar e o seu futuro.
Qual será o sentimento dela perante os pais e dos pais perante a Justiça daqui por diante?
Procuraram ajuda, e vimos ontem na TV o pai dizendo: "Quis fazer o certo e perdi minha filha". Espero que algum defensor dos direitos humanos e do ECA interfira em favor dessa adolescente para que o caso seja reavaliado -enquanto é tempo."
ODAIR CARNEIRO (São Paulo, SP)

Elites
"O "conluio das elites" é um chavão no texto do jornal do PT que precisa ser mais bem esclarecido pelo partido ("Em jornal, PT vê risco de novo golpe militar", ontem).
Será que os membros do governo do PT não pertencem à nossa elite, o que há de melhor na sociedade?
Ou será que os membros do PT sofrem de algum complexo de inferioridade? Será que só uma minoria no país, não pertencente ao atual governo, detém o prestígio e o domínio sobre a nação?"
PAULO MARCOS G. LUSTOZA (Rio de Janeiro, RJ)

Crescimento
"Caminhamos para uma situação de deficit em transações correntes muito perigosa. O atual governo não tomará nenhuma medida, a não ser que o agravamento seja imediato, o que deverá ocorrer em 2011 e 2012.
As medidas sugeridas pelo editorial "Bom, mas pouco" (Opinião, ontem) são necessárias, mas só surtirão efeito a médio ou longo prazo.
A adoção de controle do capital financeiro é considerado um tabu pelos especialistas, o que suponho que aconteça por motivos de interesse próprio. Assim, não vejo uma solução próxima, o que pode comprometer o crescimento do Brasil.
Querer seguir o exemplo da Austrália, que consegue compatibilizar deficit externo com desenvolvimento, será um tremendo fracasso, pois não temos a mesma situação macroeconômica daquele país."
JOSÉ OSVALDO GONÇALVES ANDRADE (Belo Horizonte, MG)

Eleições
"Hitler e Stálin também firmaram um "pacto de não agressão". E todos sabemos no que deu.
Porém, no Brasil, isso é capaz de dar certo. Só falta Dilma e Serra combinarem que o vencedor nomeará Marina Silva para ministra do Meio Ambiente. No entanto, até lá, o Brasil continua sendo o país onde só existem duas certezas: o verão e o Carnaval."
ROBERTO CASTRO (São Paulo, SP)

 

"Serra é incrível. Em um evento em Minas Gerais, onde estavam também as candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva, ele já convidou tanto o PT como o PV para fazer parte do seu governo caso seja eleito. Ora! Por que que ele não fez isso quando o PSDB governou o Brasil, o Estado de São Paulo e a prefeitura?"
SEBASTIÃO GONÇALVES CUSTÓDIO (São Paulo, SP)

 

"Na ocasião de sua vinda a Brasília, para lançar sua pré-candidatura à Presidência, José Serra explicou com clareza que, se eleito, escolheria seus auxiliares pela competência e caráter, independente de pertencerem ou serem simpatizantes deste ou daquele partido político.
Creio ser esta uma atitude altamente louvável e uma excelente novidade para o Brasil. Portanto é estranho que tal declaração seja criticada agora por pessoas que não são do partido de Serra."
IGNEZ MARTINS TOLLINI (Brasília, DF)

 

"Serra disse que, caso seja eleito, espera governar com a ajuda do PT e do PV. Pois eu digo que os seus eleitores dispensam a "ajuda" do PT.
Essa é uma péssima ideia e, se for verdadeira, ele perdeu meu voto."
MARIA CRISTINA DA ROCHA AZEVEDO (Florianópolis, SC)

Pirata
"É óbvio que o nosso presidente manterá Romeu Tuma Jr. no cargo de secretário nacional de Justiça.
Lembremos de como o presidente assistiu ao filme "2 Filhos de Francisco". Foi por meio de um DVD pirata que ele conheceu a ascensão da dupla Zezé di Camargo & Luciano.
Nosso presidente é adepto do uso de produtos piratas e não é lá muito chegado a investigações minuciosas sobre casos de corrupção."
LEONARDO ARAUJO DA SILVA DIAS (São Paulo, SP)

Armênia
"Parabenizo a Folha, de quem sou leitor assíduo há anos, e as jornalistas Cassiana Der Haroutiounian e Julianne Gananian pelo belíssimo trabalho realizado no caderno Turismo de 6/5 intitulado "Caminhos da Armênia".
Como jornalista e descendente de armênios, a segunda geração nascida no Brasil, posso atestar que a reportagem dá a exata dimensão desse povo milenar, que construiu a sua história e os seus costumes tendo como pilares a igreja e a língua armênias."
PAULO PANDJIARJIAN, jornalista (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Paulo Tenani: Contágio é menos intenso que no passado

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.