São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2004

Próximo Texto | Índice

BAIXA EXPECTATIVA

Pesquisas realizadas pela Fiesp no mês de março demonstram que a maioria dos empresários da indústria mantém os planos de investimento que delineava em dezembro passado, quando muitos viam perspectivas mais firmes de retomada da atividade econômica em 2004. Os resultados mostram, porém, acentuada reversão das expectativas de que os investimentos acabariam sendo maiores ao longo do ano do que o planejado. Em dezembro, 58% das indústrias imaginavam que iriam rever para cima suas intenções de investir. Em março, apenas 34% ainda acreditavam que farão mais investimentos do que o previsto.
Segundo os dados colhidos pela Fiesp, a indústria credita as principais dificuldades para concretizar os planos de crescimento aos problemas do mercado interno. Em março, 75% apontavam as incertezas domésticas como o principal fator que poderia impedir o investimento -contra 57% que pensavam da mesma forma em dezembro.
As palavras de confiança das autoridades econômicas têm sido acompanhadas com certa ansiedade pelo setor produtivo, que apostava num ritmo mais acelerado da queda dos juros e da recuperação da economia no início do ano. Não foi o que aconteceu. E os indicadores anunciados ontem pelo IBGE confirmam que a retomada vai ocorrendo de forma bastante lenta e desigual: a produção industrial recuou 1,8% em fevereiro na comparação com janeiro.
Os responsáveis pelo levantamento afirmam que, ao comparar o início deste ano com o último trimestre do ano passado, "há uma clara perda de fôlego". A queda na produção foi generalizada, tendo atingido 15 das 23 atividades pesquisadas pelo IBGE. A categoria de bens de consumo duráveis foi a que apresentou redução mais forte, de 5,4%. Já a de bens de capital caiu 2,4%.
Os indicadores sugerem que estão mais próximos da realidade aqueles que já trocaram as ilusões de um "espetáculo" do crescimento em 2004 pela esperança de um reaquecimento não mais do que discreto.



Próximo Texto: Editoriais: LIMITE AO ÁLCOOL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.