São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Mamutes mecânicos

RIO DE JANEIRO - De algum tempo para cá, nossas ruas têm sido ocupadas por caminhões de vários eixos, ônibus quase da altura de prédios e toda espécie de jamantas, além de jipes, camionetes e camburões "de passeio", mas capazes de transportar até uma lancha. São veículos ideais para estradas com 12 pistas ou, como os tanques, para descampados onde esteja rolando uma guerra. Em vez disso, rodam pelas cidades com empáfia e agressividade assustadoras.
Confira o triunfalismo com que se arremessam por ruas estreitas, destruindo um asfalto que não foi feito para aquele peso, e a superioridade de seus motoristas, alheios ao fato de que os veículos estão ceifando as árvores sobre suas cabeças. Será impossível frear a invasão desses mamutes mecânicos, impróprios para a vida urbana? Com todo o respeito pelos mamutes.
Uma denúncia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é preocupante. Em Petrópolis (RJ), 17 imóveis tombados do centro histórico estão com a estrutura ameaçada. O material de que foram feitos e suas técnicas de construção não previam que, um dia, teriam de conviver com a trepidação provocada pelos megatrambolhos que passam a metros de suas portas.
As imagens não mentem: paredes com rachaduras do chão ao teto comprometem a integridade de construções que, por quase cem anos, receberam um imperador, 17 presidentes, a antiga elite brasileira e uma das mais chiques e brilhantes comunidades diplomáticas do mundo. Muito do desenvolvimento do Brasil nos séculos 19 e 20 se deu entre as paredes de Petrópolis.
Pode-se dizer que essa história já era, que o presente é outro e não quer nem saber. Mas o presente que atropela e esmaga o passado só terá, no futuro, sua própria mediocridade a exibir. Se tiver futuro.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Pena de morte e poucos valores
Próximo Texto: João Batista Natali: José Serra e a música
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.