São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

YouTube
"Alguém deveria dizer a Daniela Cicarelli que, quando se quer privacidade, faz-se o que se quer, mas "entre quatro paredes".
Nada justifica a ordem de tirar o YouTube do ar, até porque temos lá vídeos sérios e educativos.
A Cicarelli, que já representava uma vergonha para o sexo feminino, não tem limites para chamar a atenção, tentando de todas as formas fazer o seu marketing pessoal."
ANA PRUDENTE (São Paulo, SP)

"A infeliz idéia de um certo juiz, de proibir o acesso ao YouTube por brasileiros, é, no mínimo, estapafúrdia. Em vez de multar a madame por atos imorais e cenas de sexo em plena praia, à vista de todos, quer cegar pessoas curiosas e impedir também o acesso de milhares ao site que contém informações e divertimento. Por certo o meritíssimo nunca assistiu a uma minissérie da Rede Globo."
JOÃO FERNANDO ZACHER (São Francisco do Sul, SC)

Supersimples
"A mentira repetida vira verdade. O senhor Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do Sesc (Serviço Social do Comércio) no Estado de São Paulo, em seu artigo publicado ontem ("Parece supersimples, mas não é", "Tendências/Debates'), afirma que o Supersimples acabou com a contribuição ao Sistema S. A contribuição ao Sistema S não existe há 11 anos, desde que entrou em vigor o Simples, que, ao transferir o recolhimento dos encargos das folhas de pagamento para o faturamento de micro e pequenas empresas, acabou com todos os penduricalhos incidentes sobre a folha de salários, incluindo aí a contribuição aos S, entre outras."
GUILHERME AFIF DOMINGOS, presidente da Associação Comercial de São Paulo (São Paulo, SP)

Escola
"O artigo de segunda-feira de Plínio Fraga ("Idéias apagadas", Opinião, pág. A2) sugere que o professor deveria ter à mão, em vez de giz, a varinha mágica de Harry Potter, para encantar e "motivar" os jovens, que, na época de Orkuts e MSNs, acham a escola "chata" e desnecessária.
Ora, sempre haverá jovens sem aptidão para a escola, e não é de estranhar que, no Brasil, este número esteja crescendo, já que professores mal pagos e (em geral) mal preparados não têm estímulo nem vibração -nem muito conhecimento para transmitir a quem quer que seja.
Mas, admitindo que a grande maioria desses professores consiga superar-se, com um grande esforço pessoal (estudando para preencher as lacunas da sua formação e esquecendo as penúrias dos salários que recebem), os jovens não devem esperar da escola mais daquilo que ela realmente é: não um circo, onde palhaços estarão sempre prontos para diverti-los, mas um local de trabalho e de aprendizado, às vezes muito chato, sim, mas necessário."
GELSON MANZONI DE OLIVEIRA, professor (Santa Maria, RS)

SUS
"Sempre acreditei no SUS e trabalhei durante 20 anos em defesa dele e do serviço público.
Não acredito que a ineficiência no sistema seja só do Ministério da Saúde e do governo federal. Acredito que a má administração nos municípios, os interesses de poder no Estado, a falta de profissionalismo dos secretários e a política de favorecimento aos "amigos do rei" punam uma população que, para ser atendida, necessita apenas de profissionais competentes, preparados e conhecedores da situação de saúde do país.
Do SUS pode-se dizer que já passou da adolescência, mas não o deixaram crescer de verdade."
ROSANE CAVALCANTI (São Paulo, SP)

"Gostaria de parabenizar os professores Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak pelo excelente artigo publicado em 8/1 ("SUScesso?", "Tendências/Debates'). Concordo plenamente com suas observações e, como ex-gestor do setor de saúde em minha cidade, gostaria simplesmente de dar uma pequena colaboração ao texto.
No penúltimo parágrafo, os professores alertam para a falta de um plano de carreira para os profissionais. Penso que falte também um plano de incentivo, com pagamento de pró-labore para todos os profissionais da área, desde o pessoal de limpeza de um hospital até o seu corpo clínico.
Com certeza, com o SUS o país está no caminho certo para atender a saúde de nosso povo."
IBERÊ PIRES CONDEIXA, cirurgião plástico (Joinville, SC)

Mato Grosso do Sul
"Embora, por ocasião da aprovação de pensão para ex-governadores, eu tenha proposto emenda colocando restrições (inacumulabilidade, exercício integral do mandato com probidade) inexistentes em 19 Estados que asseguram o benefício, a mídia, capitaneada pela Folha (22/12 e 25/12/2006), entoa-me labéu que não destina a quem propôs o estipêndio (em MS ou nos outros Estados) ou aos integrantes de comissão legislativa que declararam a sua constitucionalidade, o que propiciou a votação da matéria em plenário (em Mato Grosso do Sul ou em outros Estados).
Inclusive estou esperando resposta ao repto que fiz a Clóvis Rossi ("Pé-de-meia", Opinião, 22/12) -a dizer se destilou indignação à aprovação da instituição de pensão ao milionário presidente do PSDB, Tasso Jereissati, e a seu vice pela sua substituição por poucos meses.
Estou aguardando que a Folha desdiga a imputação que fiz de que, em relação a Mato Grosso do Sul, sua cobertura é seletiva e parcial e que seu jornalismo "investigativo" em MS ignora o conteúdo das cinco ações populares que subscrevi, porque só é buliçoso para atingir agente público do PT, inclusive falseando a verdade e fazendo ouvidos moucos para irregularidades administrativas por mim denunciadas, mesmo estando evidente o cometimento de crime contra a administração pública."
SEMY FERRAZ, deputado estadual PT-MS (Campo Grande, MS)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de:
Amaro Lins, reitor, e Gilson Edmar, vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE); Horácio Neto, vereador pelo PSOL (São Caetano do Sul, SP); Sergio Guanais, Avis Rent A Car (São Paulo, SP); Aristides Giusti e Lais Vieira Giusti (São Paulo, SP); Sipa Sul America Ltda. (Barueri, SP); Nicolau Madi Filho (São Paulo, SP); Inédita Comunicação (São Paulo, SP); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha, Pneumáticos e Afins de Americana e região (Americana, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: José Eduardo de Assis Lefèvre: As torres e a construção da cidade

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.