São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Marina Silva
"Fiquei muito feliz ao saber que a senadora Marina Silva, mulher que, ironicamente, aprendi a admirar após a sua saída do governo, passou a escrever nesta Folha. Como já era esperado, foram escancaradas as causas de sua volta ao Senado: "a postura ambígua do Estado" na questão ambiental e os "movimentos retrógrados" encabeçados por "heróis" do agronegócio como Blairo Maggi. Sem dúvida, o jornal e os leitores ganham uma colunista de peso em matéria ambiental. Esperamos da Marina Silva revolucionária que nos foi apresentada uma postura firme e constante de revelação dos erros e acertos da política ambiental. Ninguém tem maior legitimidade para falar do assunto."
EDVANILSON DE ARAÚJO LIMA (Goiânia, GO)

"Junto-me a todos os que compreenderam a postura da nossa ex-ministra, quando, após ingentes esforços, viu-se na contingência de deixar seu posto no governo. Parabéns à Folha pela nova colunista. Agora como cidadã, sem ter de esperar pelo aceno do presidente, poderá em alto e bom som dizer tudo o que gostaria de ter dito e feito."
WALMOR VAL (Capivari, SP)

Varig
"Em relação à matéria "Ex-dirigentes da Anac acusam ação de Dilma" (Folha, 5/6), cabe-me prestar os seguintes esclarecimentos: Nunca afirmei que fui pressionado pela Casa Civil para a aprovação da transferência das ações da VarigLog para a Volo do Brasil. Não poderia ter feito tal acusação, uma vez que, por ocasião da aprovação da operação pela Anac, eu nem sequer integrava sua diretoria colegiada.
Fui empossado em agosto de 2006, enquanto a transferência do controle societário foi aprovada em diretoria, então composta por quatro diretores, em 23 de junho de 2006. Posteriormente à minha posse, o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas solicitou a reconsideração daquela decisão, apontando irregularidades meramente formais no processo. Designado relator para apreciar este novo pedido, não vislumbrei irregularidades formais na aprovação da transferência. No entanto, ressaltei que, se restasse evidenciada a participação estrangeira em proporção superior a 20% por ocasião da transferência das ações, a decisão de 23 de junho seria passível de anulação. Os demais diretores acompanharam o meu voto.
Enquanto fui diretor da Agência, nenhuma evidência foi apresentada no sentido de que o limite de 20% fora desrespeitado. Na elaboração do relatório e do voto não sofri nenhum tipo de pressão da Casa Civil ou de qualquer outro órgão do governo. Perante este jornal, defendi uma vez mais a independência das agências reguladoras, como instituições de Estado. A matéria da Folha não refletiu minha argumentação, que em nada se relacionou às acusações de Denise Abreu."
JOSEF BARAT (São Paulo, SP)

STF
"Este jornal estampou, em sua edição de 8/6, anúncio da revista Serafina contendo entrevista com o atual ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal. Sua Excelência, fotografado em trajes domésticos e em postura descontraída, revela que manteve relações de amizade com a esposa durante 30 anos antes do casamento. É consternante ter que lembrar, nos dias de hoje, que a proteção do recato da vida privada constitui preceito ético elementar dos agentes públicos, notadamente dos magistrados."
FÁBIO KONDER COMPARATO, presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia da OAB (São Paulo, SP)

PSDB
"Imagine o carnaval da oposição se um vice-governador do PT denunciasse seu próprio governo. Mas, como foi do PSDB o governo denunciado (Rio Grande do Sul), o DEM, movido por grande indignação, pede a expulsão do denunciante de seu partido. As graves irregularidades serão abafadas e não se fala mais nisso. É assim que funciona a hipocrisia ética e moral deles."
ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

PT
"A melhor definição já feita sobre o governo do presidente Lula está no artigo de Fernando de Barros e Silva (9/6, pág. A2): realmente este governo é uma "República do compadre". Desde o início, dia após dia, há demonstrações cabais de ações governamentais que só visam favorecer apaniguados, parentes e o compadre! Os escândalos se aproximam cada vez mais do presidente Lula. Parabéns ao sr. Fernando de Barros e Silva por dizer o que está entalado em nossa garganta!"
THEREZINHA DE JESUS LIMA E OLIVEIRA (São José dos Campos, SP)

CSS
Há o caso do bêbado que, instado pelo padre a jogar fora o conteúdo da garrafa de cachaça que tinha na mão, retrucou que não podia, pois a porção de cima da cachaça não pertencia a ele, mas a um amigo, e a parte dele estava embaixo. O problema da CSS é o mesmo. A CSS é mais dinheiro para o Orçamento do governo: tanto faz você dizer que o dinheiro é para a educação, para os banqueiros ou para a saúde. Se você aprovar a CSS agora, pode significar que o governo já tirou o dinheiro da saúde para dar às outras rubricas: a saúde é mero pretexto para dar mais dinheiro para os banqueiros.
O Orçamento é como a garrafa do bêbado com um furo no fundo: ele bota imposto para a saúde pela boca da garrafa e tira o dinheiro para os banqueiros pelos fundos."
FRANCISCO J. D. SANTANA (Salvador, BA)

Estádios
"Tornou-se hábito na imprensa e em especial nesta Folha denominar os nossos estádios de futebol de "arenas". Mas, com os inúmeros incidentes envolvendo as torcidas organizadas (como em Recife), a melhor denominação seria "Coliseu'!"
HAMILTON JOSE ANSANELLO (Rio Claro, SP)

Filosofia
"Oportuníssima a publicação do texto do filósofo Alain Finkielkraut (Mais!, 8/6) nestes tempos em que se discute no Brasil o ensino de filosofia. Concordo com os leitores que têm defendido o ensino da filosofia nas escolas brasileiras. Pobres daqueles que têm medo da reflexão, da visão crítica. Não serão eles fundamentalistas, "massa falida", sem saberem que o são justamente por não serem capazes de uma reflexão crítica, incapazes da dúvida?"
MARIA HELENA RABELO CAMPOS (Belo Horizonte, MG)

"Nelson Ascher detalha (9/6, pág. E6), com o talento que lhe é peculiar, todos os problemas da adoção da filosofia e sociologia no ensino médio. O debate sobre a decisão deve ser intenso, pois o assunto é muito perigoso à nossa democracia."
JOAQUIM AZEVEDO (Campinas, SP)

Soninha
"Em resposta ao leitor Thomaz Secundino Portella, eu não disse que o transporte público "é bom", mas que na região central não se pode alegar falta de alternativas: milhares de linhas de ônibus convergem para o centro, também servido por metrô e trens. O sistema precisa melhorar, e muito, especialmente para pessoas com deficiência."
SONINHA FRANCINE, vereadora (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Lincoln Paiva: Comece a pedir e dar carona

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.