UOL




São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

POSSÍVEL BOLHA

O momento econômico mundial é de reanimação inspirada no vigor do crescimento norte-americano. As avaliações de risco cederam e o Brasil é um dos beneficiados.
Um alerta sensato, contudo, foi lançado por Michael Pettis, ex-executivo de banco de investimento e professor de Finanças Internacionais na Universidade Tsinghua, em Pequim.
Num artigo publicado pelo jornal "Valor Econômico", Pettis lembra que bolhas de otimismo têm sido frequentes, refletindo mais a ampliação cíclica da liquidez internacional que uma real superação de gargalos fundamentais, seja nas economias emergentes, seja nas desenvolvidas. Para ele, pode ser apenas "mais um rali induzido por liquidez" e, "assim que as condições se reverterem, como inevitavelmente ocorrerá, o resultado será desagradável".
O alerta é relevante para os tecnocratas brasileiros, useiros e vezeiros do surfe nas ondas de bonança financeira global, mas incapazes de produzir as reformas fundamentais para um otimismo de maior fôlego.
Comparações sensatas não são a regra nos mercados financeiros. Mas é inquietante observar os indicadores listados por Pettis. Os papéis de mercados emergentes valorizaram-se 60% em média neste ano. A Rússia, país ainda sujeito a incertezas institucionais, deu aos investidores um retorno de mais de 40% em 2003. O mercado argentino dobrou em valor. Na Venezuela, que está longe de ser um paraíso do ponto de vista da ortodoxia econômica, o mercado de ações também mais que dobrou, oferecendo retorno de 107% em dólares.
As autoridades brasileiras oferecem aos mercados indicadores de ajuste fiscal e nas contas externas que, em tese, seriam uma garantia específica e sólida de credibilidade.
A melhora geral entre os emergentes, no entanto, recomenda cautela diante do senso comum que embarca na retórica triunfalista da política econômica atual.


Próximo Texto: Editoriais: LOUCURA EM JUÍZO
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.