São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REALIDADE PARALELA

O laudo médico de Silvio Pereira, apresentado como tentativa de suspender seu depoimento à CPI dos Bingos, atribuía ao ex-secretário-geral do PT um "visível transtorno de adaptação à realidade". Em sua fala ontem à comissão, esse desvio esteve presente do início ao fim.
Com a mão enfaixada e sob efeito de psicotrópicos, Pereira aparentava total alheamento em relação à pauta. Em respostas que oscilaram entre a apatia, o estupor e o puro "nonsense", o dirigente petista não fez nenhuma revelação capaz de comprometer o partido ou o governo.
O motivo da convocação foram declarações recentemente concedidas. Em entrevista ao jornal "O Globo", Pereira afirmou que a versão de Delúbio Soares e Marcos Valério de Souza sobre o mensalão foi combinada entre ambos para evitar que a verdade viesse a "derrubar a República". Mencionou ainda a existência de um grupo de empresas que financiava o esquema a fim de obter benefícios fraudulentos do poder público.
Na CPI, o ex-secretário recusou-se até mesmo a reconhecer as próprias declarações. "Não tive forças para ler a entrevista", afirmou. "Não sei de onde eu tirei isso, se foi da imprensa, se foi da minha cabeça". Nem a constrangedora iniciativa do presidente da comissão, senador Efraim Morais, de ler a íntegra da peça jornalística serviu para reavivar a memória do depoente e conferir a suas declarações teor mais objetivo.
Para o andamento das investigações, o depoimento foi improdutivo. Pereira eximiu-se de confirmar as práticas delituosas do partido. Recusou-se igualmente a discorrer sobre os negócios do esquema com empresas e licitações públicas. Levou ao paroxismo a tática de fugir à inquirição com abstrações e evasivas.
Do ponto de vista simbólico, contudo, a sessão de ontem teve utilidade. Ela atesta o grau de incomunicabilidade a que chegaram as investigações da CPI e acrescenta ao já vasto anedotário sobre a crise um de seus capítulos mais caricatos.


Texto Anterior: Editoriais: SANGUESSUGAS
Próximo Texto: Editoriais: MÁS NOTÍCIAS PARA BUSH

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.