São Paulo, domingo, 11 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Governo virtual
"Como não conseguimos tirar FHC do cargo de presidente da República, poderíamos mudar o endereço da sede do governo brasileiro para a embaixada brasileira em Paris. Pelo menos lá parece que ele recupera o juízo, fica mais lúcido! No mundo globalizado, somos todos amigos! E ele poderá governar o Brasil pela Internet."
Francisco Anéas (Guaruva, SC)

Por um fio
"Sobre o artigo do prof. João Alexandre Barbosa (Mais!, 4/6), ficam minhas solidariedade e respeito. Solidariedade não no sentido de piedade, mas no sentido de apoio, em face do quadro de sucateamento das universidades e da falta de compromisso com o ensino público gratuito e de qualidade. Respeito porque ainda existem pessoas como ele, que pensam no coletivo, na pesquisa, no crescimento intelectual, na ótica pública, e não apenas no lucro e no mercado. Para finalizar, quero dizer que, apesar de estar apenas iniciando a carreira docente na Ufes, tomei a mesma decisão do professor."
Mauricio de Souza Sabadini (Vitória, ES)

"Muito oportuna (quase tardia) a publicação no caderno Mais! do especial sobre as universidades públicas. Entretanto pareceu-me sintomático que a esmagadora maioria dos textos foi elaborada por pesquisadores da área de ciências humanas. Onde estão as opiniões dos professores e especialistas das áreas tecnológicas, exatas e da terra?"
Geraldo César Rocha, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, MG)

Esclarecimento
"Em relação a notas publicadas no "Painel" da edição de 9/6, tenho a dizer o que se segue. Realmente tomei café da manhã com o secretário Fernando Fantauzzi, pessoa que conheço por ter trabalhado no governo, e não sou homem dado a renegar amizades e origens. Realmente tive meu sigilo quebrado em 1995 e, após três longos anos de investigações, em 1998 todos os feitos foram arquivados por ter sido comprovado que não pratiquei nenhuma irregularidade e muito menos enriqueci ilicitamente. Nunca neguei e continuo não negando meu relacionamento de amizade com integrantes da equipe do governo Pitta, porém, nego, como sempre neguei, que tenha sido frequentador da prefeitura naquela ou em qualquer outra administração, bem como nunca participei de formulação de política daquela equipe. Todo homem que efetivamente exerce o poder público contraria interesses de grupos e pessoas e está ou estará sempre sujeito a extorsões, chantagens, golpes e todos os tipos de pressão, pois "o mal está na cabeça das pessoas que gostam de prejulgar os outros por aquilo que elas são, fazem ou gostariam de fazer"."
Frederico Coelho Neto (São Paulo, SP)

Economia, afinal
"Li no caderno Dinheiro (6/6) que o site da Souza Cruz informa que um estudo da Comunidade Européia, feito em 22 países, conclui que a proibição das propagandas não reduz o consumo de cigarro. Se é assim, para que tanta preocupação dos fabricantes? É só aproveitar e economizar, já que, segundo as pesquisas, a publicidade pouco influi."
Antonio Gorski (Florianópolis, SC)

Inimigo real
"O sr. Sergio Panico Grecco, conselheiro do Condeca, também me deixa perplexo ("Painel do Leitor", 8/6) ao não dar importância para o fato de o Brasil fazer parte do circuito da Fórmula 1, uma posição antitabagista xiita típica das terras do norte deste continente. Eliminar o cigarro é dar espaço para a droga, essa sim o real inimigo. Fumar cigarro não degenera, não desagrega a família e não causa acidentes automobilísticos. E, por falar em ética, é aceitável mudar as regras de um jogo em andamento? Quando a indústria do fumo se estabeleceu aqui, não havia nenhuma restrição à publicidade."
Bob Sharp (São Paulo, SP)

Modéstia
"Cony é tão bom, mas nunca admite. Sua humildade e pessimismo são estratégias da vaidade que conquistam pessoas que gostariam de escrever pelo menos uma lasca do que ele escreve."
Mauro Sampaio, e-mail: sampaio@ranet.com.br (Teresina, PI)

Custo alheio
"Simplesmente vergonhoso, repugnante e imoral a atitude desses magistrados que se beneficiam do cargo para obter um presentão de ter todas as despesas pagas para participar de congresso internacional. Sou neurologista e mestrando. Devo participar de um congresso médico na Espanha, onde apresentarei dois trabalhos. As despesas dessa viagem, mais ou menos US$ 2.000, estão correndo por minha conta. Com elites sujas como a nossa, o Brasil nunca deixará de ser apenas uma colônia sem futuro nenhum."
Giorgio Fabiani (Curitiba, PR)

Limite maior
"O ministro Francisco Dornelles não deve conhecer a dor de perder os entes queridos num acidente estúpido, provocado por um motorista irresponsável. Deve ser por isso que ele pediu para que seja elevado de 20 para 30 pontos o limite para que o motorista tenha suspensa sua habilitação."
Luiza de Marillac Costa Nogueira (Pouso Alto, MG)

Sem solução
"A impunidade e a brandura das penas previstas no Código Penal são as maiores incentivadoras da criminalidade no Brasil. Assim, a medida que prevê o rodízio entre os presos só vai contribuir para aumentar cada vez mais a insegurança de todos nós."
Marcos de Luca Rothen (Niterói, RJ)

Civilismo
"O projeto de lei que propõe a obrigatoriedade de cantar uma vez por semana o Hino Nacional nas escolas pode ter um resultado bastante positivo, na medida em que despertar nas crianças e adolescentes o apreço pela pátria, passo importante para o respeito da nossa coletividade, para o amor ao bem comum e para a valorização dos sentimentos de brasilidade."
Valmor Bolan, vice-reitor da Universidade do Grande ABC (Santo André, SP)

Exemplo e responsabilidade
"É uma falta de respeito pela população. A Prefeitura de São Paulo, que tinha que dar exemplo, usa vários caminhões-pipa para lavar o túnel Ayrton Senna. Já que estamos falando sobre água, virou coqueluche de nossos governantes distribuir a culpa de sua incompetência para o acaso e a natureza. É claro que não está chovendo, mas, se os governantes tivessem evitado a ocupação irregular e ilegal de mananciais e de locais próximos a reservatórios, provavelmente não seria necessário fazer rodízio. A incompetência da Sabesp também "salta aos olhos". Na eleição, daremos o troco."
Marcelo Euler Carreiro (São Paulo, SP)



Texto Anterior: Jorge Barcellos: Qual universidade, cara pálida?

Próximo Texto: Erramos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.