São Paulo, sábado, 11 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGOR GIELOW

O Joffre de cada um

BRASÍLIA - O governo Lula adora o perigo. Apostou na instalação e esvaziamento da CPI da Petrobras, em tese a partir da próxima terça.
O raciocínio, se me permitem a gentileza, nas hostes planalto-peemedebistas é o de que a CPI será instalada e o recesso parlamentar a esfriará. Na dúvida, coalham a comissão com aliados. Pode funcionar, haja visto o que aconteceu com tantas iniciativas malfadadas, como a CPI das ONGs.
A favor deles está o fato de que a oposição tem pouquíssima vontade de investigar a Petrobras. Querem, assim como a anódina bancada petista na Casa, jogar para a plateia.
Os demo-tucanos têm medo tanto quanto petistas e outros do que pode sair de uma boa apuração sobre esquemas envolvendo fornecedoras da Petrobras. Não se ganha eleição com ideologia, e simples suspeitas sobre financiamento de campanha são palavras proibidas. Mas CPI, como reza o ditado candango, não se sabe como acaba. E com um ano eleitoral à frente, o potencial de revelações envolvendo a Petrobras não é nada desprezível.
A empresa é uma espécie de Gazprom petista. À semelhança da gigante estatal russa do gás, ela está imiscuída em diversos níveis da vida pública brasileira. Seu dinheiro está espalhado de plataformas de petróleo a coretos de praça no interior. E seu aparelhamento espelha a vontade oficial. Logo, um risco em sua imagem é um arranhão na candidatura governista em 2010.
No meio de tudo, José Sarney, que teve uma tarde tranquila ontem. O cacique emula Joseph "Papa" Joffre, o general francês famoso por manter a calma, e os horários de refeição, no auge das crises do começo da Primeira Guerra Mundial. Está impávido, cantando vitória.
Mas Joffre, ainda que louvado como símbolo, caiu em 1916 por sua incompetência estratégica e tática. Irá Sarney repeti-lo? Se sim, quem irá com ele?

igor.gielow@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Áquila - Clóvis Rossi: Os brotos (verdes) de cada um
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Andando na Lua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.