São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Em Londres
"A polícia britânica diz ter impedido uma ação de terrorista que visava destruir aviões comerciais na rota entre o Reino Unido e os Estados Unidos. O atentado seria muito maior que o de 11 de Setembro, diz a polícia. Vale lembrar que foi essa mesma polícia que matou o brasileiro Jean Charles por suspeita de terrorismo dentro do metrô de Londres. A versão da polícia também era que Jean iria destruir o metrô. Depois se descobriu que Jean eram um humilde trabalhador eletricista, que nada tinha de terrorista. Os assassinos de Jean, integrantes da mesma polícia, ficaram impunes, e o jovem Jean perdeu a vida. Como brasileiro e solidário com a família de Jean e seus amigos, vou levar muito tempo para acreditar na polícia e nas autoridades britânicas."
EMANUEL CANCELLA (Rio de Janeiro, RJ)

Honestidade
"Absolutamente objetivo o enfoque de Clóvis Rossi em "Réquiem para HD" (Opinião, 10/8). É desse tipo de jornalismo que necessitamos à exaustão. Senti como se fosse um desagravo à minha pessoa, pois já senti discriminação por não compactuar com desvios de conduta dessa natureza. Ser "HD" não é qualidade, é obrigação, mas nos dias de hoje é "avis raras". Parabéns, Rossi, e volte sempre ao assunto."
IDACY GOMES DO NASCIMENTO (São Paulo, SP)

 

"Parabéns Clóvis Rossi. Excelente e hilariante o "Réquiem para HD" (Opinião, 10/8). Haveria quórum para a fundação de um clube político HD? Duvido."
HELIO FARIA (Pirassununga, SP)

Cenas de guerra
"No primeiro contato que tive com a Folha na manhã de ontem, achei que a foto de Jorge Araújo fosse do confronto entre Israel e o Hizbollah. Que vergonha! Que incompetência dos nossos governantes! Enquanto isso, os mensaleiros e os sanguessugas estão a todo o vapor, fazendo campanha como se nada estivesse acontecendo. Peço à Folha que publique todos os dias uma relação com nomes dos mensaleiros e sanguessugas para que possamos eliminá-los de vez da vida pública. Nós merecemos pessoas honestas e competentes."
CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

Risco-país
"Sem desmerecer os trabalhos feitos pelos economistas brasileiros mas, a queda do risco-país (Dinheiro, 10/8) está intimamente ligada à melhora nas "expectativas" dos mercados externos e na continuidade da ortodoxia econômica reinante nos últimos 12 anos no Brasil. Isso deve ficar claro para não aparecer algum "espertinho" do governo e dizer que nos governos anteriores tudo era diferente e que foi Lula o maior causador dessa melhora."
ROBERTO SARAIVA (São Bernardo do Campo, SP)

União
"Simplesmente extraordinário o artigo "Muito além da utopia", escrito por Abram Szajman e Paulo Skaf ("Tendências/Debates", 10/8). Senti expressado meu sentimento e, certamente, de todos aqueles que acreditam no fundamental papel dos organismos internacionais, especialmente da Organização das Nações Unidas, como "imparciais e bem-intencionados" mediadores supranacionais. É com profundo pesar que vemos a ONU se tornar mais e mais refém dos interesses dos EUA e de seus parceiros "desenvolvidos", que livremente sabotam ideais e valores tão nobres e imprescindíveis ao estágio de globalização que vivemos. Tento imaginar quão frustrados se sentem os funcionários dessa organização, aqueles que tanto trabalham para que esses valores e ideais obtenham alcance universal. Enquanto Kofi Annan finge, com explícita vergonha e humilhação, que a ONU não se tornou a representante oficial dos interesses norte-americanos, temos ainda que tolerar George W. Bush e Condolezza Rice impregnando de legitimidade suas decisões apresentadas em papel timbrado pela ONU, para total desesperança dos demais Estados que optaram ser por ela representados."
MARCELA PIGNANELLI PEREIRA (Brasília, DF)

Fura-Fila
"A atual administração municipal insiste em negar a sua responsabilidade pelo atraso na obra do Fura-Fila ("Painel do Leitor", 10/8), mesmo sabendo que a primeira etapa (ligação Sacomã/Parque D. Pedro 2º) só não foi concluída no governo Celso Pitta porque o governo FHC do mesmo PSDB que elegeu a chapa José Serra/Gilberto Kassab não liberou os necessários recursos contratados com a União por ocasião da renegociação da dívida. Por outro lado, se fosse mantida a concepção original do projeto e o cronograma físico-financeiro da obra como estava no ano 2000, cerca de R$ 25 milhões a mais em investimentos e poucos meses de trabalho após Pitta seriam suficientes para concluir a infra-estrutura e iniciar os testes na primeira linha. Entretanto, por razões políticas, os governos que o sucederam, além de não fazerem isso, preferiram descaracterizar o projeto original, rebatizando-o, inclusive, com outros nomes, numa vã tentativa de lhe retirar a autoria e mérito, decisão que provocou um aumento de quase 50% no custo por quilômetro, conforme mostra reportagem publicada em 7/8. E, pior, num esforço inútil para passar a imagem de "salvadora do projeto", a atual administração se empenha em vender a idéia da necessidade de acrescer outros trechos a essa primeira etapa, como se eles não fizessem parte do sistema original e como se a sua implantação não estivesse sido prevista desde o início da obra."
ANTENOR BRAIDO ex-secretário de Comunicação Social do governo Celso Pitta (São Paulo, SP)

Biocombustível
"Parabéns pela reportagem sobre os benefícios do biodiesel para a agricultura familiar (Dinheiro, 8/8). Entretanto, devemos salientar que tais benefícios se estenderão para todos os usuários de óleo diesel como transportadoras, empresas de ônibus, fazendeiros, usineiros, prefeituras etc., pois a economia com a diferença do preço do óleo diesel para o biodiesel é significativa, chegando a R$ 1,50 em algumas regiões do Brasil."
OSNY SILVEIRA (São Paulo, SP)

Mulher
"Concordo plenamente com Paulo Dias Neme e Maria Aparecida Sallum Neme ("Painel do Leitor", 10/8): homem que bate em mulher é covarde. Mas fico sempre querendo entender por que certas mulheres se relacionam e casam com homens que gostam de espancá-las? O que as faz procurar e viver justamente com esses homens? Por que apanham e continuam ao lado desses homens, machucadas, queixosas e lamentando sempre a sua sorte? Por que permitem o espancamento, se já não são mais crianças inocentes e indefesas?"
ANETE ARAUJO GUEDES (Belo Horizonte, MG)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Jorge Werthein: O Brasil à prova

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.