São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Eleições
"Até que enfim encontrei uma opinião sensata sobre o debate da Bandeirantes (Janio de Freitas, "Do debate à discussão", pág. A5, 10/10).
Realmente, o que houve foi discussão e ofensas, sempre priorizadas pelo candidato de uma pergunta só: "De onde veio o dinheiro?". Esse tipo de programa só é bom para a emissora que o transmite, pois cria uma grande expectativa no eleitorado, e para os jornais no dia seguinte. Para os eleitores, nada acrescenta."
ALOYSIO DE MELLO CHASSE (Rio de Janeiro, RJ)

"Onde você irá cortar os gastos? Como? Quando?".
As perguntas de Joelmir Betting no debate de domingo passado foram claras e objetivas. As respostas poderiam enriquecer o debate e esclarecer o eleitor, mas o objetivo dos debatedores não era esse. Pelo contrário, era produzir um show grotesco de acusações, desculpas e meias verdades. Perdeu o eleitor; ganharam os políticos vazios que nos representam -geralmente por falta de opção em quem votarmos."
FERNANDO CANDIDO DE OLIVEIRA (Americana, SP)

"O Lula fala muito em privatizações, mas ele sabe que, se as empresas forem privatizadas, começam a dar lucros e a pagar impostos para o governo. Esse é o lado bom. O lado ruim é que ele não poderá mais colocar os seus companheiros nessas empresas privatizadas para auxiliar o PT."
ADILSON FIGUEIREDO DE LIMA (Pompéia, SP)

Verba de pesquisa
"É lamentável, como informado pela jornalista Renata Lo Prete na coluna "Painel" (pág. A4, 10/10), que o secretário de Planejamento do Estado de São Paulo, Fernando Bagra, esteja ensaiando "garfar R$ 500 milhões da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)", numa tentativa de fechar as contas do Estado, nas quais Geraldo Alckmin teve grande responsabilidade. A ciência não pode pagar o preço da inoperância administrativa que ocorreu em nosso Estado."
CARLOS AMADEU LEITE DE OLIVEIRA, ex-membro do Conselho Superior da Fapesp e professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias-Unesp (Jaboticabal, SP)

Fernando Gasparian
"Trabalhei com Fernando Gasparian em sua casa editorial, a Paz e Terra, e no Parlamento Latino-Americano. Agradeço a Deus pelo privilégio de ter desfrutado, pelo menos por um curto espaço de tempo, de uma das mentes mais brilhantes do Brasil. Lúcido e contundente, Gasparian nunca foi homem de meias palavras. Era estimá-lo ou odiá-lo. Que bom que participei do grande número dos que o amaram. Perdi, perdeu a política, perdeu o Brasil, perdemos todos nós."
ROSIMARE MARTINS GARCIA (São Paulo, SP)

Software livre
"O software livre tem suscitado muitos debates e causado muitos mal-entendidos. Por isso gostei muito do lúcido e esclarecedor artigo de Joaquim Falcão sobre a opção do Poder Judiciário pelo software livre ("O Judiciário e o software livre", "Tendências/Debates", 9/10), o que dará mais autonomia a esse Poder.
ONGs e movimentos sociais têm optado pelo software livre, deixando de ser reféns de uma só empresa e participando da construção colaborativa do conhecimento em matéria de tecnologia da informação. O Conselho Nacional de Justiça está tomando uma decisão mais sustentável, tecnologicamente mais segura e economicamente mais solidária."
MOACIR GADOTTI, educador (São Paulo, SP)

Vôo 1907
"Como advogado, sinto-me indignado e revoltado ao ver que existem "profissionais" que se aproveitam da dor e do luto dos parentes das vítimas do vôo 1907 da Gol na busca de polpudos honorários ("Advogado procura parente até em enterro", Cotidiano, 10/10). Isso é repugnante.
São verdadeiros piratas e aproveitadores, que buscam o "vil metal" que corre abundante ao lado da tragédia. Isso marca negativamente a imagem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), uma entidade que tanto luta pela justiça e pela democracia no Brasil. Espero que a OAB publique nota de repúdio e que a associação que colabora com os parentes das vítimas denuncie esses advogados."
MARCUS ALEXANDRE MAMMANA (São Caetano do Sul, SP)

CPMF
"É lamentável a defesa do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, de que a CPMF deixe de ser temporária e se torne permanente. A forma como a CPMF foi imposta é uma violência. Antes de torná-la permanente, o governo deveria moralizá-la e torná-la constitucional."
JOÃO CARLOS ARAÚJO FIGUEIRA (Rio de Janeiro, RJ)

Paraná
"A Secretaria da Segurança Pública do Paraná esclarece que a última promoção concedida ao policial civil preso Délcio Augusto Rasera aconteceu em dezembro de 1994, e não "dias antes de ser preso", como afirmou o texto "Com 50%, Requião pode ter que enfrentar segundo turno" (Brasil, 1º/10). O que aconteceu foi que, em setembro deste ano, o nome do policial figurou com outras centenas de nomes em uma lista da Polícia Civil do Paraná, publicada no "Diário Oficial" anualmente, como determina o estatuto da instituição. Mas isso não significa que o policial estava sendo promovido ou indicado para qualquer promoção."
LUIZ FERNANDO DELAZARI, secretário da Segurança Pública do Paraná (Curitiba, PR)

Nota da Redação - Leia na seção "Erramos".

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Yvonne Maggie: Duas histórias representativas

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.