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VINICIUS MOTA
Perto da Tróia sertaneja
SÃO PAULO - Alguns trechos de
"Os Sertões" não podem ser republicados sem provocar incômodo. É
o caso da seção que caracteriza Antônio Conselheiro como a síntese
quase delirante do primitivismo de
seu meio: "Todas as crenças ingênuas, do fetichismo bárbaro às
aberrações católicas, todas as tendências impulsivas das raças inferiores, livremente exercitadas na
indisciplina da vida sertaneja, se
condensaram no seu misticismo feroz e extravagante."
Euclydes da Cunha se propôs a
explicar, mais do que a narrar, o
episódio de Canudos. Daí o recurso
à parafernália cientificista de segunda mão que chegava ao Brasil.
Da geologia à psicologia, da antropologia à moral, tudo se dispunha
em camadas, estágios, à moda positivista. Na virada para o século 20, o
debate sobre raças e sua hierarquia
na civilização era lugar-comum.
Toda essa volta para chegar a
dom Luiz Cappio, que mais de cem
anos depois jejua perto das ruínas
da "Tróia sertaneja", hoje submersas no açude de Cocorobó. A recusa
de comida, a indisposição com o poder clerical, a afronta ao governo federal, a atração de peregrinos à busca de um santo vivo. Alguns traços
evocam a velha história.
O espetáculo cujo epicentro é
uma capela em Sobradinho, contudo, não se nutre só de "crenças ingênuas". Quem esteve com o franciscano na primeira greve, há dois
anos, notou que o evento agora está
mais organizado. Dois grandes galpões de lona foram montados para
abrigar romeiros. O religioso tem à
disposição uma assessoria atenta,
que está sempre lhe passando celulares para conversas e entrevistas.
Cappio conseguiu unir num mesmo protesto figuras como o ex-governador João Alves, oligarca de
Sergipe, e João Pedro Stedile, ideólogo do MST -além da atriz global
Letícia Sabatella, claro. Se o Conselheiro tivesse um décimo dessa capacidade de arregimentação, seu
arraial não teria sido trucidado.
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