São Paulo, terça, 12 de maio de 1998

Próximo Texto | Índice

DILEMA E CRISE NO PT

A intervenção do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, anulando a decisão local pela candidatura de Vladimir Palmeira ao governo do Estado, explicita ainda mais e aprofunda uma crise que já vem de longe. O PT é um partido dividido. Vacila entre a opção de tornar-se uma legenda viável eleitoralmente, apta a participar da política institucional em todos os âmbitos, e a estratégia de suas tendências internas, avessas às alianças e à idéia de que concessões pragmáticas são necessárias a quem pretende se apresentar ao país como alternativa política.
A candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva tem sido prejudicada pela disputa autofágica que se instalou no partido. Mesmo que prevaleça a decisão nacional e que o PT venha de fato a apoiar oficialmente a candidatura pedetista de Anthony Garotinho no Rio como parte do acordo nacional entre Lula e Brizola, dificilmente o partido conseguirá dirimir o desgaste político das últimas semanas.
As dúvidas que cercam a candidatura Lula, no entanto, se exprimem o dilema petista, não bastam para explicá-lo por inteiro. O PT assistiu ao longo da década à crise de seus principais esteios. Energias utópicas, bandeiras políticas e bases sociais tradicionais da esquerda foram sendo varridas do mapa pelo avanço prático e ideológico das políticas liberais. No caso específico do PT, o partido distanciou-se de movimentos organizados e viu alguns destes perderem sua força. Não conseguiu, porém, se firmar como uma organização partidária mais tradicional ou orientada com mais ênfase para o jogo da política institucional.
Apesar de seus inegáveis êxitos eleitorais, do fato de ter conquistado nas urnas prefeituras e governos importantes, o PT não soube administrar os choques entre os anseios radicais de parte de suas bases militantes e as novas responsabilidades dos líderes populares que foi formando. O PT chega agora à sua terceira disputa presidencial sem saber ao certo o que quer ou a quem representa.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.