UOL




São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Banestado
"O PT precisa mostrar realmente a que veio e aprovar a CPI do Banestado, independentemente de ter o apoio do PMDB. Aquilo que o PT sempre pregou tem realmente de fazer, ou seja, pôr ética na política. Não podemos conviver com remessas ilegais de bilhões de dólares. Ou passamos o país a limpo, ou vamos oficializar a corrupção."
Antonio Jose Gomes Marques (São Paulo, SP)

Abraços
"O presidente Lula não deveria seguir o exemplo do Rubinho e ficar bajulando a "grande equipe". Quando o seu contrato acabar, ele terá sido apenas mais um vetor da miséria imposta ao Terceiro Mundo. Abrace os brasileiros, e a história o abraçará, presidente."
Caio Silva (São Paulo, SP)

Tigres e leões
"Aos poucos, o governo Lula vai acertando. Essa criação do G3 foi um tiro na mosca ("Brasil, Índia e África do Sul criam "G3" de países em desenvolvimento", Brasil, 7/6). É preferível caminhar ao lado do leão africano e do tigre de Bengala do que ser um piolho na asa da águia."
Paulo Ramos Derengoski (Lages, SC)

Direitos adquiridos
"Em carta enviada aos servidores, o ministro Berzoini afirma que o direito adquirido é regra da Constituição e será rigorosamente respeitado pelo governo. Das duas, uma: ou não o avisaram de que o governo está pretendendo cobrar contribuição do servidor inativo, cujo direito à isenção foi adquirido com a aposentadoria, ou, a despeito do que dizem a Constituição, a doutrina e a jurisprudência, o servidor aposentado, pela ótica petista, não adquire direitos."
Odilon O. Santos (Marília, SP)

Intelectuais
"Depois de ler os despautérios produzidos pelos nossos performáticos intelectuais que contestam a reforma da Previdência, chego a uma séria decisão: com intelectuais de tal calibre, lanço a campanha "Analfabetos para o Bem do Brasil"."
Alexandre de Macedo Marques (São Paulo, SP)

"Coerência Zero"
"Ao longo dos últimos 20 anos, o PT vinha combativamente lutando contra o aumento da carga tributária, contra a falta de correção da tabela do IR, contra o engavetamento de pedidos de CPIs, contra a tributação de inativos, contra a manutenção da elevada taxa de juros etc. Foi justamente em apoio a esses mais de 20 anos de luta que o PT chegou ao poder. Agora, o PT transfigura-se e passa a repetir as mesmas políticas de seus antecessores. O único projeto que avança no governo Lula não é o Fome Zero, mas, sim, o "Coerência Zero", que joga na lata de lixo a história pregressa de lutas do Partido dos Trabalhadores em favor da ética e contra as agruras impostas aos cidadãos.
Carlos José Morais Rosa (Arujá, SP)

Manifestações
"Até quando a população vai ter de tolerar os manifestantes profissionais? Até quando a CUT, os sindicatos, os perueiros, os arruaceiros e os marreteiros vão poder, impunemente, atravancar a vida do cidadão e da cidade? Até quando a Polícia Militar vai permitir que parte das ruas e avenidas seja ocupada? Nesta semana, tivemos em São Paulo mais uma manifestação. Mais transtornos, com 40 ou 50 gatos-pingados bloqueando, com o beneplácito da PM, duas faixas da avenida Doutor Arnaldo. O direito de protesto de uns vai até onde começa o direito de ir e vir dos outros."
Ricardo Freire (São Paulo, SP)

Funcionalismo
"Os servidores federais estão sem aumento desde o fim do governo Itamar Franco. Apenas categoriais especiais e estratégicas -na visão do governo anterior- tiveram reajuste na era FHC. E o PT até era chamado de "partido dos funcionários públicos". Agora, no poder, dá 1% de aumento e abono para algumas categorias. Em outros países, isso daria guerra civil. Lula certamente teve quase a totalidade de votos dos servidores e agora lhes oferece essa azeitona em lugar da feijoada. Sempre é bom lembrar que foram os funcionários estáveis que deram à imprensa e à CPI muitas das informações que culminaram no impeachment de Collor."
Celio Levyman (São Paulo, SP)

Quatro mais quatro
"Temo pelo futuro das crianças que estudam nos colégios estaduais de São Paulo. Dia desses, conversando com meu filho, fiquei pasmo quando ele me disse que seus amiguinhos da sexta série do ensino fundamental não sabiam nem fazer contas simples de adição e de multiplicação. Os que sabem contam quatro mais quatro com a ajuda dos dedos. Algo precisa ser feito urgentemente. Que futuro terão esses pobrezinhos quando precisarem ingressar no mercado de trabalho?"
Sandro César Gallinari (Praia Grande, SP)

Espírito olímpico
"Lamentável, para dizer o mínimo, o argumento do presidente do COI, Jacques Rogge, que pretende pôr fim ao espírito olímpico ("De volta ao berço, COI quer Jogos 100% profissionais", Esporte, pág. E1, 10/6). Sua atitude de premiar apenas os melhores e os que desejam vencer é uma afronta àqueles que têm direito, por convite, de também participar de uma Olimpíada, ainda que como figurantes. Quer-se, dessa forma, eliminar os que talvez não venham a ganhar medalhas, mas que têm, igualmente, suas glórias e suas superações."
Christian Suelzle (São Paulo, SP)

Bancos
"O senhor Hermínio Silva Júnior ("Painel do Leitor", 10/6), ao afirmar que o banco -e não sob o colchão- é o melhor lugar para guardar dinheiro, prega o óbvio ululante. Sorte de quem tem dinheiro para guardar. O que se discute em relação aos bancos no Brasil são os juros escorchantes (fora as taxas e as filas) cobrados por essas instituições, que têm a maior rentabilidade da economia em um país pobre e faminto, sem proteção do Estado e à mercê de políticos desonestos. Existem duas diferenças sobre o dinheiro em bancos: guardar e receber uma renda mísera ou tomar emprestado e pagar juros estratosféricos."
João Marioti (Orlândia, SP)

História sem fim
"A paz parece ser uma utopia em se tratando de Israel e Palestina. Poucos dias após o encontro dos dois chefes de governo, novos atentados ameaçam o possível acordo entre os dois países. Para todos os cristãos do mundo, é triste ver em guerra permanente os locais onde Jesus esteve. É uma longa e triste história, que parece sem fim."
Flávio Romero Ferreira Soares
(Gama, DF)


Texto Anterior: Eduardo Suplicy: Democracia e paz no Iraque

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.