São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Rei filósofo

RIO DE JANEIRO - São justas as homenagens que começam a ser prestadas a FHC neste final de mandato. Vem mantendo o bom humor e a cordialidade que o caracterizam, sobretudo nesta fase em que, no ocaso do poder, os mandatários costumam ficar nervosos ou deprimidos.
Mas não convém exagerar. Seu governo deixará péssima, dramática herança para todos nós, em especial para o grupo que agora será responsável pelos nossos destinos.
Outro dia, ouvi um discurso em que FHC era citado como rei filósofo. Nenhuma bajulação do orador, que é um intelectual de primeira qualidade, dos maiores de nossa atualidade.
Nada parecido com aquele que chamou FHC de "déspota esclarecido". Mesmo assim, embirrei com a classificação de rei filósofo. Cheirava a rei Sol. E sou republicano desde criancinha.
Quanto ao rei filósofo, contraditei fazendo sem querer uma piada sem graça. Disse que nenhum rei é filósofo e jamais um filósofo será rei.
Poderia ser contestado com o exemplo de Marco Aurélio, que foi imperador e é tido como filósofo. Mau filósofo, sem nada ter criado para o pensamento humano, além de máximas de duvidoso gosto e de nenhuma valia. E mau imperador também, pois, embora não sendo louco como Calígula nem sanguinário como Nero, insistiu em fazer de seu filho o seu sucessor.
Segundo autores tão diferentes, como Gibbon e Renan, foi justamente essa sucessão familiar que anunciaria a decadência de Roma. Marco Aurélio morreu nas proximidades de Viena, perto do Danúbio, que ficou sendo um dos limites jamais transposto pelo império romano.
Onde estou eu? Fui muito longe, admito, fui a Marco Aurélio e ao Danúbio para negar a condição de rei filósofo ao nosso presidente da República, que pelo menos nunca insistiu em eleger seu filho para coisa alguma. Nem conseguiu fazer de Serra o seu sucessor.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Lulices
Próximo Texto: Marcio Aith: Lula e o sub do sub
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.