São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As regras da Bolsa

ENTRE janeiro de 2003 e outubro de 2007, o Ibovespa valorizou-se 497% em reais e 1.077% em dólar. Até outubro, a emissão de ações e outros ativos somou R$ 138,6 bilhões, ultrapassando o montante de R$ 125 bilhões emitidos em 2006. A continuidade da bonança está sujeita às instabilidades da economia internacional.
Um conjunto de fatores impulsionou esse movimento altista: a entrada de investidores estrangeiros, a redução da taxa de juros básica, a retomada do crescimento econômico, resultando em aumento nos lucros e queda no endividamento das empresas.
Podem-se arrolar também fatores institucionais que favoreceram a expansão do mercado. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ampliou o espectro e a qualidade das informações exigidas dos emissores. É preciso, no entanto, reforçar a regulação, investigando e punindo mais as irregularidades.
A Bovespa instituiu níveis diferenciados de governança corporativa: Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado (o mais exigente), além do Tradicional. As empresas listadas nos três primeiros segmentos oferecem aos investidores práticas corporativas que ampliam os direitos dos acionistas minoritários e a transparência, facilitando o acompanhamento de sua performance. Atualmente, 89 companhias estão listadas no Novo Mercado, 20 no Nível 2 e 42 no Nível 1.
Boas práticas gerenciais conferem maior credibilidade ao mercado de capitais e, por conseguinte, aumentam a confiança dos investidores. São fatos auspiciosos, que costumam funcionar melhor em um mercado em alta. A euforia, no entanto, não deve obnubilar a ação dos agentes reguladores do mercado. O fortalecimento do mercado de capitais pode consolidar uma fonte de recursos para as empresas realizarem investimentos produtivos de largo prazo de maturação.

Texto Anterior: Editoriais: Liberdade e pesquisa
Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Rogéria e Jessica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.