São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Senado
"O "Painel" (Brasil, pág. A4), de responsabilidade editorial desse jornal e, portanto, de grande credibilidade entre os leitores, vem sistematicamente sendo utilizado para veicular notas engajadas sobre a eleição para a presidência do Senado, dando-me sempre uma imagem negativa. Algumas delas, como a de ontem, são inverídicas, o que desprestigia o jornal. Afirma, categoricamente, "Sarney telefonou para Lula momentos antes de o petista embarcar para os EUA. Pediu que o PT fizesse um ato de apoio à sua candidatura à presidência do Senado". Lamento dizer que a notícia é mentirosa. Tenho respeito por mim mesmo para não fazer tão ridículo telefonema, que ninguém, a não ser de má-fé, seria capaz de atribuir-me."
José Sarney, senador -PMDB-AP (Brasília, DF)

Filantropia
"No artigo "Legado de FHC inclui vistoso abacaxi educacional" (Brasil, pág. A13, 8/12), Josias de Souza alerta sobre fatos que envolvem o Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará. Contrariamente às afirmações publicadas, esclareço que, imediatamente após tomar conhecimento dos fatos que envolvem a entidade, o Ministério da Educação tomou todas as providências cabíveis: instauração de sindicância interna e de processos administrativos disciplinares, exoneração imediata dos servidores envolvidos, providências administrativas, saneamento da gestão da entidade, retorno de recursos aos cofres da União e sustação do processo de nomeação do novo diretor. A adoção dessas providências foi informada à Corregedoria Geral da União por meio da Secretaria Federal de Controle. Os trabalhos de auditoria, com a consequente emissão do relatório da Secretaria Federal de Controle Interno, concluídos em 24/9, foram recebidos no ministério em 27/9 e, na mesma data, encaminhados ao TCU. Mas, mesmo durante a realização da auditoria, todas as recomendações formuladas foram implementadas. Cumpre esclarecer que a exoneração do sr. Sérgio Cabeça Braz do cargo de diretor-geral daquele Cefet não ocorreu em razão da publicação do artigo (publicado em 3/3), nem o poderia, uma vez que é princípio elementar de direito a apuração dos fatos e das correspondentes responsabilidades preliminarmente à punição. A portaria de exoneração nº 322 foi publicada no "Diário Oficial" da União em 1º/2, anterior, portanto, à data do artigo, e teve por motivação trabalhos de auditoria iniciados em 2001 e as primeiras notas técnicas emitidas pelos auditores em outubro e novembro de 2001, que deram notícia dos fatos ao Ministério da Educação."
Maria Helena Guimarães de Castro , ministra interina da Educação (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Josias de Souza
- O Cefet/PA não está saneado. Nenhum centavo voltou aos cofres públicos. Os auditores recomendaram, em novembro de 2001, o afastamento de Sérgio Cabeça Braz. Em janeiro de 2002, Paulo Renato reconduziu-o. O repórter não desconhece que Braz foi exonerado em fevereiro. Noticiou o fato em março. Tratou-se, porém, de pseudo-afastamento. Desconsiderando pedido dos auditores, o ministério manteve o time do ex-diretor no comando da escola. Sabotaram a auditoria. Só depois do publicado, Paulo Renato interveio no Cefet/ PA.

Saco de gatos
"A mim, parece que o PT está um verdadeiro saco de gatos. São muitas as declarações controvertidas de seus pares, haja vista as declarações de Aloizio Mercadante no "Painel do Leitor" de 9/12, em que critica a Folha por ter permitido a publicação do artigo "Ataque ao Iraque pode ter apoio do PT". Há também a cobrança de coerência e de ética ao PT por parte da deputada petista Heloísa Helena -as declarações sobre a permanência ou não de Armínio Fraga no BC; as dificuldades em formar os ministérios e tantos outros problemas que vêm aflorando nesse curto interregno. Parafraseando Regina Duarte, estou ficando com medo."
Carlos Eduardo Pompeu (Limeira, SP)

Problema
"O presidente Fernando Henrique Cardoso disse, em sua viagem à Nova York, que o presidente eleito "não faz idéia do problema". Eu acredito. Ele, após oito anos, também ainda não faz!"
Edson Serrano Júnior (Santos, SP)

Nobel
"Foi muito justa a entrega do Prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente Jimmy Carter, que foi simplesmente o responsável pela volta da democracia e da anistia aos presos políticos no Brasil. Com a sua política tenaz em relação aos direitos humanos, Carter conseguiu dobrar a petulância e a irredutibilidade do ex-presidente Ernesto Geisel, que resistiu até o limite contra a volta da democracia neste país."
Marcus Lourenço Dias (Rio de Janeiro, RJ)

Brioches paulistas
"Sinto asco e vergonha de nossos deputados estaduais, que, com certeza, aprovarão o auxílio-moradia. Quem precisa de auxílio neste país não são os privilegiados deputados. Essa atitude é tão vergonhosa quanto os "brioches" de Maria Antonieta. Tenho vergonha de ser paulista."
Francisco Fernandes (São Paulo, SP)

BC
"A exemplo de outros países mais civilizados do que o Brasil, o nosso Banco Central também deveria ser autônomo. Que sejam definidas as suas funções e, isento de influências políticas, seja o guardião da nossa moeda. Assim como a independência do Executivo, do Judiciário e do Legislativo, o Banco Central se constituiria, digamos, no quarto poder -com um mandato duradouro. Isso com certeza evitaria muitos devaneios políticos e traria maior consistência e confiança ao mercado financeiro."
Humberto Schuwartz Soares (Vila Velha, ES)

Distribuição de renda
"Todos querem distribuir renda na nova democracia que se inicia, mas ninguém quer ter quebrado o sigilo de suas movimentações acima de R$ 5.000."
Hermínio Silva Júnior (São Paulo, SP)

Ambiente
"Os ambientalistas deste país finalmente receberam uma boa notícia: a escolha da senadora Marina Silva para ocupar o Ministério do Meio Ambiente. É bom saber que o presidente eleito reconheceu a história e o currículo da senadora nos temas socioambientais. É bom saber que entendeu que é preciso ter mais mulheres no comando deste país. É melhor ainda ver que ele teve a sensibilidade de perceber que só alguém com a visão da interface entre os temas sociais e ambientais poderia assumir uma pasta tão crucial. Até que enfim o tema "ambiente" será gerenciado por alguém à altura de seus desafios."
Rachel Biderman Furriela, advogada ambientalista (São Paulo, SP)

Ação antitráfico
"Extraordinária e tecnicamente perfeita a "Operação Diamante", deflagrada pelo dr. Getúlio Bezerra e por sua equipe ("PF prende 22 sob a acusação de envolvimento com o tráfico internacional", Cotidiano, pág. C3, 10/12). Só quem é "policial de verdade" sabe a dimensão do estrago causado aos "traficantes de verdade".
Marina Maggessi, chefe de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)


Texto Anterior: Roberto Romano: Ciência e tempo

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.