São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

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Editoriais

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Professor faz falta

NÃO CONSTITUI surpresa, infelizmente, a constatação estatística, feita pela Secretaria da Educação do governo paulista, de que as faltas de professores têm impacto direto no desempenho de seus alunos.
De acordo com o estudo, a cada ponto de aumento no percentual de faltas de docentes, a nota média do aluno cai 7,5% em português e 8,5% em matemática. Foi usado um modelo estatístico que harmoniza os demais parâmetros -compara alunos em turmas e regiões semelhantes- e, assim, explicita com mais argúcia o peso do absenteísmo.
A relação direta entre faltas de professores e queda no desempenho de estudantes já havia sido apontada num outro estudo, feito em Minas Gerais. Neste caso, ficou constatado que a assiduidade docente agregava 7% à média dos alunos -na comparação com a de estudantes que enfrentavam altos índices de faltas de seus professores.
Em 2007, reportagem desta Folha revelou que, a cada dia, 13% dos professores da rede estadual paulista não compareciam ao trabalho, contra 1% na rede particular. Por mais que sindicatos de professores ainda tentem, é impossível justificar tamanho absenteísmo.
Quando limitou o número de faltas justificadas com atestado médico -sem desconto no salário- a seis por ano e instituiu bônus que leva em conta a assiduidade, o governo estadual começou a mudar o quadro. Há várias ocupações com remuneração e condições de trabalho que não são ideais. Nem por isso, na imensa maioria desses casos, os profissionais deixam de comparecer regularmente ao trabalho.
Fechadas, aos poucos, as lacunas que estimulam as faltas na rede pública, cabe, evidentemente, não esquecer de outras atitudes das quais depende a melhoria do ensino brasileiro -e da rede paulista, em particular, cujo desempenho está longe do esperado para o Estado mais rico e industrializado do país.


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