São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

Encontrar Cristo nas crianças e nos jovens

O Santo Padre enviou mensagem para o 19º Dia Mundial da Juventude, que será celebrado no Domingo de Ramos, 4 de abril. A bela exortação convida os jovens do mundo a intensificar a fé em Jesus Cristo e a descobrir n'Ele o sentido da vida.
O tema "Queremos ver Jesus" recorda o pedido de um grupo de gregos ao apóstolo Filipe para que lhes apresentasse Jesus (Jo 12, 21).
Diante da juventude de hoje, que tantas vezes parece sem rumo, distraída com pseudovalores, a ponto de se deixar sufocar pelos "ruídos do mundo" e pelas "seduções dos prazeres", João Paulo 2º encoraja os jovens a perceber o anseio profundo de Deus que brota no mais recôndito do coração.
Esse anseio de ver a Deus vai se realizar no encontro com Jesus Cristo. Lembra o Santo Padre que todos os bens da terra, êxitos profissionais e até mesmo o amor humano não podem satisfazer as expectativas mais íntimas do coração. Daí a insistência amorosa em convocar os jovens para buscar Cristo e n'Ele encontrar o sentido da vida.
Aponta como primeiro caminho para esse encontro a vivência da Eucaristia, na qual o fiel exercita a fé na presença de Jesus (que se oferece por nós), aprende a lição do amor e encontra força para praticá-lo. A Eucaristia é escola de caridade. Quem se une a Cristo pela comunhão sai do egoísmo e do fechamento para entregar-se aos outros com alegria, à luz da palavra de Jesus: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos" (Jo 15, 13). Os discípulos assumem em suas vidas o amor como "ato de vontade que consiste em preferir, de maneira constante, o bem do outro ao próprio bem".
Esse é o ponto central da exortação do Papa. "Encontrar Jesus no próximo, especialmente no rosto desfigurado do pobre, dispondo-se a fazer bem a todos os que padecem necessidade. Quem quer ver Jesus há de aprender a vê-Lo na pessoa dos irmãos menores e pobres."
A referência clara aos pequenos, que devem ser amados em precedência, reforça o tema da alocução para a Quaresma de 2004: "Quem acolhe em meu nome uma criança acolhe a mim" (Mt 18, 5). Essas palavras são um apelo insistente às comunidades a fim de que examinem como são tratadas as crianças no âmbito familiar, na sociedade civil e na Igreja. São também um incentivo a imitar a simplicidade e a alegria de viver das crianças e cuidar delas com o afeto que merecem. É preciso eliminar os abusos e maus-tratos contra as crianças, vítimas da violência, do tráfico de órgãos, da separação dos pais e do flagelo da Aids, e promover as políticas públicas em defesa da vida e do desenvolvimento delas. No Evangelho, os pequenos nos quais devemos reconhecer Jesus são as crianças, mas também os pobres, famintos, doentes, presos e todos os excluídos (Mt 25, 40).
Nosso anseio de ver a Deus nesta vida encontrará resposta na acolhida ao próximo, reconhecendo Jesus no rosto dos irmãos e irmãs, a começar dos mais pobres.


Dom Luciano Mendes de Almeida escreve aos sábados nesta coluna.


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Questão pessoal
Próximo Texto: Frases

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.