São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

O milagre virá?

BRASÍLIA - Bento 16 encerra hoje sua visita ao Brasil. Sua passagem seguiu um figurino já previsto, sem surpresas, o que não deixa de ser frustrante. Sua pregação poderia ter tido um sentido mais social, não necessariamente dissociado da espiritualidade cristã.
Óbvio que seria irrealista imaginá-lo perfilado com representantes da igreja progressista. Não se trata disso. Mas ele poderia ter dado à questão social um maior destaque em seus discursos.
Seu enfoque, porém, ficou praticamente centrado no código moral da Igreja Católica: contra o aborto, contra a camisinha, em defesa da castidade. Nos bastidores, preocupou-se mais com as negociações entre igreja e Estado.
Demais temas ganharam contornos secundários. Chegou a destacar o "déficit histórico de desenvolvimento social" do país na fala aos bispos brasileiros. Antes, porém, lembrou que os sacramentos da igreja devem preceder sua ação social. Uma forma de enquadrá-los, de mantê-los em rédea curta.
Sua Santidade, contudo, bem que poderia surpreender em seu último dia de viagem, quando abre a Conferência Episcopal Latino-americana. Ali, o tema teologia da libertação, tão condenado por ele no passado, pode aflorar.
Campo fértil há. Desde que o Vaticano sufocou essa corrente do catolicismo, no início dos anos 80, a desigualdade social na América Latina só cresceu. E, mesmo reprimida, a doutrina manteve-se ativa, pregando uma igreja a serviço da transformação social.
Há quem acredite num milagre e espere uma mensagem do papa na abertura do encontro de apoio ao trabalho das comunidades eclesiais de base, que ainda resistem, principalmente nas periferias e interior do país.
Como milagre é coisa rara hoje em dia, melhor apostar nos adeptos da teologia da libertação presentes à reunião episcopal. Eles ainda existem, apesar dos papas.


Texto Anterior: Paris - Clóvis Rossi: Mediocridade confessada
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Excomunhão supérflua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.