UOL




São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

Meios e fins

RIO DE JANEIRO - É um estrago o que o governo do PT está fazendo no que resta de sistema partidário. As legendas estão sendo literalmente implodidas: a base de apoio do governo incha através de meios sempre indecentes e a oposição é tratada como inimigo de Estado.
É verdade que a tradição e a fragilidade dos partidos, acostumados às benesses da administração pública, ajudam muito esse jogo do Planalto, que, por diversas vezes, nem precisou ser pesado, tal a disponibilidade dos assediados.
O que choca não é a cena grotesca da multidão de ávidos deputados e senadores correndo atrás de migalhas, porque isso se repete a cada novo governo. O problema maior está realmente no empenho em esgarçar de vez o sistema partidário, o que contraria a história do PT e a utopia que vendeu ao longo de tantos anos.
A desmoralização dos partidos através do incentivo às negociações individuais e aos troca-trocas desmente a vontade anunciada de fazer a reforma política. A falta de escrúpulos mais uma vez vai ser justificada com argumentos ditos realistas, do tipo "os fins justificam os meios" -no caso, a contratação, a qualquer preço, de uma base de apoio parlamentar.
O domínio do Congresso não se limita, no entanto, às intervenções nos partidos. A proteção ao senador Antonio Carlos Magalhães, fartamente acusado de manipulação de grampos ilegais, e as tentativas de impedir a constituição da CPI do Banestado fazem parte do mesmo jogo.
Fernando Henrique também anistiou um senador (Humberto Lucena, PMBD-PB, condenado por crime eleitoral) e, como Lula, abafou todas as CPIs que pôde. Estão, portanto, também aí, empatados.
O resultado desse rolo compressor é o desrespeito à vontade das urnas, um desastre para a formação de uma cultura democrática. Mas quem ainda pode estar interessado em princípios democráticos?


Texto Anterior: Brasília - Marta Salomon: Vaias e greves
Próximo Texto: José Sarney: Omelete e ovos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.