São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Brasas e cinzas

BRASÍLIA - Lula perdeu uma boa oportunidade de promover as pazes entre José Dirceu e Aldo Rebelo. Bastaria obrigar seu chefe da Casa Civil a participar de seu arraial do Torto.
Ao final da festa junina, o presidente pediria aos dois que protagonizassem a cena dos compadres. Dar-se-iam as mãos, um de cada lado da fogueira já em brasas, e saltariam sobre ela em sentido cruzado, num ato de confiança e amizade.
Só que Dirceu preferiu refugiar-se em Buenos Aires. Pensando bem, talvez tenha sido melhor assim. O clima entre os dois anda tão ruim nos últimos dias que provavelmente um deles cairia sobre as brasas.
O fato é que o PT anda brincando com fogo. Às vésperas da batalha do salário mínimo, decide torpedear o ministro Aldo Rebelo, até aqui o responsável pela negociação.
Lula terá de agir rápido caso não queira sair queimado da votação do mínimo de R$ 260. Vai precisar tanto de Aldo quanto de Dirceu. Principalmente do último, que sempre tratou com os caciques do Senado -ACM, Renan Calheiros e José Sarney.
Já deu os primeiros passos para evitar a fogueira. Articula com governadores uma bandeira que possa ser oferecida para compensar o minguado aumento do salário mínimo.
Palocci também entrará na dança. Os senadores Tasso Jereissati e Jorge Bornhausen devem receber algumas ligações do ministro da Fazenda.
Alguns assessores de Lula não acreditam que a oposição queira derrotar o governo. Estaria mais interessada em aplicar-lhe um susto e em produzir uma peça de campanha -espalhar fotos de petistas votando contra o salário mínimo de R$ 275.
Nem todo mundo pensa assim. Tanto que a ordem é manter o balcão aberto 24 horas. Por sinal, é pelo seu controle que se bate o PT, logo ele, ao abrir fogo contra Aldo.
Tudo isso vai acontecer na mesma semana em que o BC decidirá sobre taxa de juros. Lula que se cuide. O otimismo que anda esbanjando pode virar cinzas.



Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Segurança, militares e fatos
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Problema recorrente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.