São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

G8 ou "talk show"?

PARIS - Na quarta-feira, no interminável plantão a que os jornalistas fomos submetidos durante as cúpulas do G8 e do G5, à espera de fragmentos de informação, eis que surge na tenda armada ao lado do Windsor Toya Hotel a leva de fotógrafos franceses que haviam sido levados para a sua "photo opportunity" (texto "opportunity" é mais rara ainda).
Abrem seus computadores e exibem fotos de Nicolas Sarkozy de calção e camiseta fazendo seu jogging na mata que circunda o hotel-bunker dos presidentes. Estivesse menos bêbado de sono, teria até ficado indignado. Se a noção de "photo opportunity" do governo francês e dos organizadores é essa, os brasileiros somos incrivelmente sérios e austeros.
Dois dias depois, vejo no "International Herald Tribune", a muito bem feita edição global do "New York Times", que fazer jogging não foi nem mesmo figuradamente a atividade principal a que se dedicaram os governantes.
Michael Schlesinger, climatologista da Universidade de Illinois, ao comentar os resultados das cúpulas, disse que o que os governantes fizeram foi "talk the talk", não "walk the walk". Em inglês fica melhor porque rima. Traduzido literalmente daria "falaram a fala", mas não "caminharam o caminho" (menos Sarkozy, claro). Em português: um colossal blablablá.
Nenhuma surpresa, aliás. Salvo nos anos 70, quando uma ou outra cúpula do G8 resultou em ações para reequilibrar o câmbio entre o dólar e as moedas de seus sócios no clubão (então de apenas sete países), não há outro resultado palpável do "talk show".
Aliás, "talk shows" são mais produtivos porque exibidos ao público. O dos governantes fica em circuito fechado. No máximo, alguns deles contam a jornalistas de seus países o que disseram. Mas não contam a reação dos outros. Fica tudo muito pobre.

crossi@uol.com.br


Texto Anterior: Editoriais: Olho no investimento

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Dois homens, uma sentença
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.