São Paulo, quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Acelerar o Rodoanel

A SECRETARIA dos Transportes do Estado de São Paulo estuda um modelo de concessão para o Rodoanel Mário Covas, segundo o qual a empresa que assumisse a gestão do trecho sul teria de financiar as obras dos trechos norte e leste. Após a conclusão das obras, poderia explorar o pedágio nas três partes.
A ideia é que o vencedor não tenha de pagar nada ao governo pela outorga. O custo das obras é estimado em R$ 8 bilhões, incluídas desapropriações. Ainda não há data para o leilão.
O modelo busca agilizar a conclusão da via perimetral sem depender de recursos do orçamento estadual. A expectativa do governo é que o Rodoanel esteja completo em 2014. No caso do trecho oeste, concluído em 2002, a concessionária começou a operar em meados do ano passado, sob modelo que combinou preço de pedágio e concessão onerosa pelo prazo de 30 anos.
Foi paga uma outorga de R$ 2 bilhões, usada para financiar as obras do trecho sul, que devem ser concluídas até março do próximo ano. A previsão é que este ramo reduza o movimento de caminhões em 43% na marginal Pinheiros e em 37% na avenida dos Bandeirantes.
A obra é vital para o trânsito de São Paulo e para a logística de exportação do país, já que melhora o acesso do interior e do Centro-Oeste ao porto de Santos. Sua junção com o trecho já pronto interligará 7 das 10 rodovias que chegam à capital: Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes e Anchieta.
Os dois trechos restantes e que podem ficar sob responsabilidade privada responderão pela integração das rodovias Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias.
O "pacote" de concessões pensado pelo governo paulista é ambicioso. Resta saber se o modelo, que exige vultoso aporte de capital, será considerado atraente pelo setor privado.


Texto Anterior: Editoriais: O vírus se espalha
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Os "coronéis" estão no ar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.