UOL




São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Cabloco Ventania

RIO DE JANEIRO - Deus, aliás, todos os deuses existentes ou que já existiram, são testemunhas de meu respeito por todas as crenças e ritos. Politicamente incorreto em tudo, pelo menos sou correto politicamente nesse quesito, que, ao longo da história, tem provocado guerras e ódios.
Mesmo assim, estranhei quando, nesta semana, viajando de Curitiba para o Rio, no momento em que o avião decolava, um sujeito atrás de mim gritou: "Caboclo Ventania nos proteja e salve!". Confesso que não gostei, embora nada tenha contra o referido caboclo, que até aquele instante eu nem sabia existir.
Como quase todo mundo aqui no Ocidente, fui educado num contexto cristão, conheço de nome e devoção alguns santos, pessoalmente sou devoto de santo Antônio, de são José, do meu anjo da guarda, de todas as Nossas Senhoras, sendo afilhado de uma delas, como o ACM é afilhado do Senhor do Bonfim.
Além disso, ainda no contexto ocidental, é comum a imprecação em diversos idiomas, God, Jesus (em inglês mesmo), sem contar o popular "minha nossa", que crentes e ateus usam para exprimir admiração ou espanto diante de qualquer coisa.
Essa do caboclo Ventania pegou-me desprevenido, para não dizer ignorante integral em matéria de caboclos que possam proteger-me. Mesmo assim, para ser justo, e tendo a viagem chegado ao término em boas condições, apenas com o atraso a que já estou habituado, folguei com a proteção que não pedi, mas me foi oferecida pelo companheiro de vôo.
Tomarei informações a respeito desse simpático caboclo que me protegeu compulsoriamente e, em caso de precisão, talvez venha a apelar para ele, mesmo sem saber de quem se trata e muito menos como tratá-lo. Disse acima que fui educado no contexto cristão ocidental, mas nunca se sabe.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: O efeito dos escândalos
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: Humanizar os presídios
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.