São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Cratera
"A imagem da cratera na obra da estação Pinheiros de metrô, captada por Ayrton Vignola (Primeira Página, 13/1) impressiona e oferece dois pontos de reflexão. O primeiro: será que estudos de impacto ambiental foram realizados antes do início da obra? O segundo: por que os responsáveis pelos cálculos estruturais não foram ouvidos? Culpar precipitadamente a época chuvosa e o tipo de terreno como responsáveis pelo acidente é simplista demais.
Não há valor legítimo nas soluções urbanas se esses avanços colocam em risco a integridade e a segurança dos seres humanos, sejam eles operários, moradores das proximidades do trajeto ou usuários do metrô paulistano."
DORALICE ARAÚJO (Curitiba, PR)

Bento Prado Júnior
"A morte de Bento Prado Júnior deixa um vácuo na cultura e no pensamento brasileiros. O eminente filósofo e professor da Universidade Federal de São Carlos, ao longo de sua fecunda existência, procurou, por meio de sua obra filosófica e de sua atuação política, construir uma consciência de brasilidade no sentido de elevar a essência do nosso povo. A filosofia de Prado Júnior é uma busca de construção de um Brasil onde deve prevalecer a grandeza do homem como razão necessária para a construção de uma nação livre. Com a partida de Bento Prado Júnior, o Brasil que pensa criticamente ficou menor."
GEORGINO MELO E SILVA , procurador federal em Santa Catarina (Florianópolis, SC)

Câmara
"Com análise apurada, como de costume, a colunista Eliane Cantanhêde desnuda o comportamento errático e ambíguo do PSDB, que, na oposição ao atual governo, se comporta de forma estranha ao apoiar o candidato do PT Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara. Está provado que o PSDB não sabe fazer oposição. Foi por causa de comportamentos como esse que os tucanos perderam a credibilidade -e o discurso. Do jeito que as coisas vão, um verdadeiro samba do crioulo doido, estamos caminhando para um "ecumenismo político". Estamos perdidos."
LUIZ THADEU NUNES E SILVA (São Luís, MA)

 

"Vendo de relance, o apoio de Serra e de Aécio Neves, do PSDB, ao petista Arlindo Chinaglia, parece ser um erro. Mas pode ser uma estratégia inteligente. Como governadores responsáveis, obtêm benefícios federais a seus Estados, cientes de que até a eleição de 2010 há um longo caminho, no qual o presidente Lula e o PT, autofágicos que são, terão tempo suficiente para se desgastarem sozinhos, independentemente da existência ou não de uma oposição sistemática."
MARCOS MASSAO FURQUIM NISHIDA (Rio de Janeiro, RJ)

Igreja
"O pastor Daniel Rocha ("Painel do Leitor", 11/1), além de antiético, cometeu um equívoco irreparável ao colocar todas as igrejas neopentecostais no mesmo balaio da Renascer. E não há escândalos no meio dos protestantes históricos? Em vez de jogar pedras na árvore alheia, deveria cuidar melhor do seu rebanho, cujas ovelhas estão lotando os templos das igrejas pentecostais e neopentecostais."
SAMOEL LOURENÇO FERREIRA (Franca, SP)

 

"O caso Renascer e os dólares nas malas da Universal evidenciam a necessidade de controlar a volúpia desse pessoal. Seria importante que o Ministério Público punisse exemplarmente redes de TV -uma concessão pública- que patrocinam o achaque aos fragilizados, aos carentes e aos solitários deste complicado país."
LUIS EDUARDO CANTARELLI (Belo Horizonte, MG)

Criança detida
"É vergonhoso ver o que aconteceu com uma criança de quatro anos, detida pela policia e encaminhada a uma delegacia em Belo Horizonte por, sem querer, acertar uma pedrada em outra criança da mesma idade ("Menina de 4 anos é detida por policiais após pedrada", Cotidiano, 12/1). Foi constrangedora tal situação. E foi ridículo o comportamento do sargento Joval Ribeiro Filho. Com tanta coisa para fazer nas ruas, ele perde seu tempo com uma situação que poderia ter sido resolvida entre os pais das crianças envolvidas."
LUIZ CARLOS ZANIBONI (Dracena, SP)

Saúde
"A Folha publicou, em 8 de janeiro, brilhante artigo dos doutores Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak sobre o Sistema Único de Saúde ("SUScesso?'). É uma explicação sucinta dos fatores que emperram o SUS, considerado quase unanimemente como um dos melhores modelos mundiais de assistência à saúde. O SUS veio para ficar e dará certo. Porém é necessário que as autoridades atentem imediatamente para a importância de valorizar médicos, demais profissionais de saúde das equipes multidisciplinares e o conjunto dos recursos humanos. Melhores salários, jornadas justas, condições adequadas de trabalho e incentivo à atualização científica permanente são essenciais para dar mais resolutividade ao sistema."
JORGE CARLOS MACHADO CURI , presidente da Associação Paulista de Medicina (São Paulo, SP)

Obras do Pan
"Solidarizo-me com Barbara Gancia sobre a questão do repasse de verbas federais para as obras do Pan no Rio (Cotidiano, 12/1). Orçamento dez vezes maior é mais que pornografia. É tratar todos nós, contribuintes, como idiotas. Definitivamente, não temos condições de sediar jogos, Copa ou outros eventos de tal porte. Há muitas outras necessidades básicas em que esse dinheiro poderia ser usado."
JOSEMAR FERNANDES DE MORAIS (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras e subprefeito da Sé (São Paulo, SP); Álvaro Januário, prefeito de Pompéia (Pompéia, SP); Juscelino Gadelha, vereador -PSDB-SP (São Paulo, SP); Wen-Tsang Cheng, Escritório de Informação do Governo (Taipé, Taiwan); Bia Fonseca Corrêa do Lago, Canal Futura (Rio de Janeiro, RJ); Jairo dos Santos, Degraus Indústria e Comércio de Escadas (Cuiabá, MT); Consórcio do Jiquiriçá (Salvador, BA); Editora Horizonte (Vinhedo, SP); João Gonçalves Pereira (Lins, SP); Sergio Dias Teixeira (São Paulo, SP); José Eduardo Victor (Jaú, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Helio Jaguaribe: E agora, Brasil?

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.