São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Coincidências

RIO DE JANEIRO - Em novembro de 2007, publiquei um romance, "Era no Tempo do Rei", pela Alfaguara. No dia 23 de dezembro último, a TV Globo levou ao ar o especial "O Natal do Menino Imperador", um "original" de Péricles Barros. Amigos me recomendaram não deixar de assistir. Liguei a TV e comecei a ter sensações de "déjà vu".
O protagonista do livro é o futuro D. Pedro 1º, ainda menino. O do especial de TV é o futuro D. Pedro 2º, ainda menino. A história do livro começa num dia festivo, no Carnaval. A da TV também, só que no Natal. No livro, o príncipe D. Pedro se sente entediado e não gosta de estudar. Na TV, D. Pedro, já imperador, se sente entediado com os estudos.
No livro, ao fugir do palácio por causa de uma travessura, Pedro se vê sozinho na cidade. Mete-se numa encrenca e é salvo por um garoto de sua idade, Leonardo, um menino de rua. Na TV, Pedro sai numa cavalgada, rola por uma ribanceira, cai num rio e se vê sozinho. Sem as roupas reais, encontra um garoto de sua idade, Dito, um escravo.
No livro, o menino pobre conta vantagem para Pedro, sem saber quem ele é. E este se apresenta desfiando todos os seus nomes reais. Na TV, a mesma coisa, com o menino imperador também desfiando todos os seus nomes reais. No livro, Pedro inveja a liberdade de Leonardo para viver solto nas ruas. Na TV, Pedro inveja a liberdade de Dito para brincar. No livro, Pedro e Leonardo estão no quarto do jovem príncipe, comendo à farta. Na TV, idem. No livro, Pedro mostra a Leonardo os quadros com os retratos a óleo de seus antepassados, para pasmo do menino pobre. Na TV, idem, ibidem.
Nesse ponto, parei de assistir. Histórias de príncipes e plebeus são comuns na literatura e na TV, mas essa coincidência de minúcias ameaçava me tirar o apetite para o Natal.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: O mérito do recuo
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Investimento + flexibilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.